Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-04-2013

Combates no Paquistão matam 13 soldados e dezenas de rebeldes
Pelo menos 13 soldados e "dezenas ou talvez uma centena" de rebeldes morreram nos combates que ocorrem desde o último fim de semana em um remoto vale no noroeste do Paquistão, informou nesta terça-feira à agência EFE uma fonte militar.
Combates no Paquistão matam 13 soldados e dezenas de rebeldes
Foto: portuguese.ruvr.ru

A fonte, que preferiu manter o anonimato, precisou que os combates se desenvolvem no estratégico Vale de Tirah, encravado entre as zonas tribais de Khuber e Kurram e cenário habitual de choques entre o Exército e a insurgência.

Fontes militares citadas pelo jornal local Dawn elevaram a 26 o número de soldados mortos desde a sexta-feira, quando as forças de segurança lançaram uma operação contra os talibãs e outro grupo fundamentalista muito ativo na zona, o Lashkar-e-Islam.

Uma fonte da administração civil da área tribal de Khyber manifestou à Efe que no início da intervenção militar morreram "pelo menos dez talibãs", e que desde então a zona está "sob controle total do Exército".

As fontes citadas pelo jornal Dawn calcularam em 85 o número de insurgentes mortos, embora as dificuldades de acesso ao remoto e montanhoso enclave tornem quase impossível a apuração de fontes independentes.

O triângulo formado pelas regiões tribais de Khyber, Kurram e Orakzai é cenário desde o início do ano de um recrudescimento dos combates entre forças de segurança e grupos fundamentalistas armados, que, por sua vez, lutam entre si pelo controle da zona.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir