Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-04-2013

Japão instala sistema antimíssil frente a ameaça da Coreia do Norte
Defesa foi montada na região de Tóquio, informaram agências de notícias. Coreia do Norte ameaça Estados Unidos e aliados após sanções da ONU.
Japão instala sistema antimíssil frente a ameaça da Coreia do Norte
Foto: g1.globo.com

Militares japoneses instalaram nesta terça-feira (9) um sistema de detecção e interceptação de mísseis como forma de se prevenir frente a um eventual ataque da inimiga Coreia do Norte, informaram as agências de notícias EFE, Reuters e Kyodo.

A ordem foi dada pelo ministro da Defesa, Itsunori Onodera.

Duas baterias de mísseis terra-ar Patriot Advanced Capability-3 (PAC-3) foram posicionadas diante do ministério da Defesa, em Tóquio, revelou um porta-voz da instituição.

A imprensa local relatou a instalação de baterias de PAC-3 em outras duas posições na região da grande Tóquio.

Baterias de mísseis terra-ar também foram posicionadas na ilha de Okinawa, como informou na segunda-feira o ministro.

As forças japonesas estão autorizadas a derrubar qualquer míssil norte-coreano que ameace o arquipélago, disse Onodera em entrevista na segunda.

Além das baterias de PAC-3s, destróiers com o sistema de interceptação de misseis Aegis estão posicionados no Mar do Japão, segundo o ministério.

A Coreia do Norte, reagindo às sanções da ONU e aos exercícios militares conjuntos americanos e sul-coreanos, fez uma série de ameaças de guerra nuclear nas últimas semanas.

Pyongyang afirma ter posicionado dois mísseis de médio alcance em lançadores móveis em instalações subterrâneas na costa leste.

Os mísseis teriam um alcance de 3.000 quilômetros, com capacidade para atingir qualquer alvo na Coreia do Sul e no Japão, e possivelmente as bases militares americanas situadas no Pacífico norte.

Abe também reiterou que o Japão está em permanente contato com seus aliados.

No ano passado, por causa do lançamento por parte do regime comunista de um foguete de longo alcance, o Japão realizou uma forte preparação militar e ativou o estado de alerta para derrubar o satélite norte-coreano caso este modificasse sua trajetória e ameaçasse cair em território japonês.

Além dos sistemas antimísseis em Tóquio e na vizinha cidade de Saitama, o Japão preparou em águas de Okinawa e do Mar do Japão três destróieres com sistema Aegis.

O Japão também mobilizou cerca de 800 membros das Forças de Autodefesa e deixou a postos caças F-15 para oferecer cobertura à defesa marítima caso fosse necessário.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir