Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-04-2013

Coreia do Norte ameaça atacar principais cidades japonesas
A Coreia do Norte ameaçou esta quarta transformar o Japão num "campo de batalha", com possíveis ataques às suas principais cidades, entre elas Tóquio, Osaka e Kioto, caso os japoneses produzam movimentos que provoquem o início de um conflito armado.
Coreia do Norte ameaça atacar principais cidades japonesas
Foto: diariodigital.sapo.pt

Num editorial publicado hoje pelo jornal Rodong Sinmundo, pertencente ao partido único norte-coreano, o regime também ameaça causar a «destruição» do Japão se esse país agir politicamente contra a Coreia do Norte, num momento de elevada tensão na península pelas contínuas ameaças bélicas norte-coreanas.

"O Japão está perto do nosso território e, portanto, não poderá fugir dos nossos ataques", detalha o editorial, que cita cinco cidades japonesas, nas quais« encontra-se um terço dos 127 milhões de japoneses, como possíveis alvos militares.

O editorial norte-coreano denuncia que o Japão posicionou vários contingentes militares na costa em frente ao país comunista, e promete que "se houver um acto de guerra, todo o território do arquipélago japonês transformar-se-á num campo de batalha".

Pyongyang também reitera a sua ameaça contra as bases militares dos Estados Unidos em território japonês. "O Exército da Coreia do Norte é absolutamente capaz de fazer saltar pelos ares as bases militares não só no Japão como noutras áreas da região Ásia-Pacífico".

"O actual regime japonês está optando pelo risco militar, intensificando sua política hostil à Coreia do Norte, em linha com a política dura dos EUA de reprimir com a força das armas", assinala o editorial.

Na terça-feira, perante a possibilidade de Pyongyang realizar em breve testes de mísseis, o Japão instalou no centro de Tóquio sistemas antimísseis.

Esses sistemas instalados na capital serviriam para derrubar projécteis no caso de um ataque escapar dos destróieres que o Japão tem localizados no mar do Japão.
Os Estados Unidos consideram que a Coreia do Norte pode lançar algum dos seus mísseis balísticos a qualquer momento, já que as informações mais recentes do seu serviço de inteligência revelam que é provável que o governo norte-coreano tenha completado os preparativos, informou a CNN, citando fontes oficiais que pediram anonimato.

Horas antes, a Coreia do Norte havia recomendado que estrangeiros que vivem na Coreia do Sul preparem-se para deixar o país em caso de guerra, segundo informou a agência estatal de notícias norte-coreana.

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir