Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-04-2013

Doze chefes de Estado africanos assistem à investidura do presidente eleito
12 chefes de Estado africanos assistiram terça à investidura de Uhuru Kenyatta enquanto quarto presidente do Quénia, que abre uma nova era para um país quase dividido em dois pelas violências pós-eleitorais de 2007/2008, noticiou a Panapress.
Doze chefes de Estado africanos assistem à investidura do presidente eleito
Foto: www.abola.pt

Trata-se dos presidentes ugandês, Yoweri Museveni, tanzaniano, Jakaya Kikwete, sul-sudanês, Salva Kiir, somalí, Hassan Sheikh Mohamude, sul-africano, Jacob Zuma, gabonês, Ali Bongo Ondimba, nigeriano, Goodluck Jonathan, congolês, Joseph Kabila, rwandês, Paul Kagame, djibutiano, Ismail Guelleh, zimbabweano, Robert Mugabe, e o primeiro-ministro etíope, Haile Mariam Desalegn.

Estiveram igualmente presentes nesta cerimónia o ex-presidentes queniano, Daniel Arap Moi, e zambiano, Kenneth Kaunda, bem como diplomatas norte-americanos e europeus encontravam-se igualmente entre a assistência.

Eles juntaram-se a milhares de pessoas que assistiram a esta investidura num estádio da capital, Nairobi.

Logo depois de o presidente do Tribunal Supremo queniano, Willy Mutunga, confirmar que o presidente eleito é Kenyatta e que o seu Vice é William Ruto, o escrivão-em-chefe do Tribunal, Gladys Shollei, fez prestar juramento aos dois homens.

O presidente do Tribunal Supremo entregou então o certificado de investidura ao presidente Kenyatta enquanto o presidente cessante, Mwai Kibaki, cedeu os instrumentos do poder e da autoridade ao seu sucessor.

Entre estes instrumentos, uma espada de cerimónia que significa que o presidente Kenyatta é doravante o comandante-em-chefe das Forças Armadas do país.

Em nome das personalidades presidentes, o presidente Museveni criticou o Tribunal Penal Internacional (TPI), por estar a ser, doravante, utilizado contra líderes africanos, em alusão à inculpação de Kenyatta e de Ruto pelo TP, por crimes contra a humanidade no quadro das violências pós-eleitorais de 2007/2008.

Sublinhou que, embora tivesse havido as violências pós-eleitorais deploráveis, o processo do TPI não foi solução.

O presidente Kenyatta declarou cooperar com "as instituições internacionais", fazendo implicitamente referência ao TPI.

Kenyatta venceu 50,7 porcento dos sufrágios expressos nas eleições presidenciais de Março último, ao bater o seu adversário, Raila Odinga (primeiro-ministro cessante), que obteve 43,28 porcento dos votos.

Apesar de Odinga ter contestado estes resultados, o Tribunal Supremo queniano pronunciou-se a favor de Kenyatta, permitindo a sua investidura, à qual Odinga não assistiu.

Aos 51 anos de idade, Uhuru Kenyatta, filho do primeiro presidente queniano Jomo Kenyatta, torna-se no mais jovem presidente deste país da África Oriental.

Fonte: www.portalangop.co.ao
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir