Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-04-2013

Ministro australiano relembra "lado racista" de Margaret Thatcher
Atual ministro australiano das Rela��es Exteriores, Bob Carr lembrou, em entrevista nesta quarta, de "declara��es de racismo deslavado" que ouviu da ex-premi� brit�nica Margaret Thatcher, morta na segunda, em visita ao pa�s da Oceania nos anos 80.
Ministro australiano relembra
Foto: noticias.terra.com.br

A entrevista foi transmitida pela rede de televis�o ABC.

Carr, que � casado com uma malaia, disse que sua mulher estava a poucos metros de Thatcher quando a brit�nica discriminou asi�ticos: "eu gosto de Sydney, mas voc� n�o pode permitir mais imigrantes (no contexto, ela se referia a imigrantes asi�ticos). Eles v�o dominar, se permitir voc�s v�o terminar como Fiji, onde os imigrantes indianos tomaram controle", teria dito.

"Ela ainda alertou que, caso muitos imigrantes fossem permitidos, n�s ver�amos os nativos da terra, os colonizadores europeus, perderem seu espa�o para os imigrantes. Eu n�o podia acreditar no que ouvia, n�o tive rea��o, n�o consegui formular uma resposta", completou o ministro.

"Havia nela um lado racista, um pensamento retr�grado que explica porque o partido dela a expulsou no in�cio dos anos 90. Eu respeito a lideran�a pol�tica de Thatcher, mas poder�amos discutir por cerca de 100 pontos de vista", analisou o australiano.

Opositor do partido de Carr, o deputado Julie Bishop recriminou a divulga��o das supostas declara��es e disse que o governo australiano deve desculpas � fam�lia de Tatcher, que morreu na segunda-feira em decorr�ncia de um derrame.

"A decis�o de fazer essas lega��es pouco depois da sua morte � uma tentativa de cruel de prejudicar a reputa��o de uma das l�deres mais brilhantes do s�culo XX", escreveu Bishop em uma nota.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir