Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-04-2013

Mujica enviará carta a Cristina para explicar frase polêmica
Frase "Essa velha é pior que o vesgo" gerou mal-estar na Argentina.
Mujica enviará carta a Cristina para explicar frase polêmica
Foto: noticias.terra.com.br

O presidente do Uruguai, José Mujica, enviará uma carta à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, para explicar os polêmicos comentários que realizou fora de microfone sobre ela e seu falecido marido, o ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007), segundo publicou nesta quinta-feira o jornal La Republica.

Mujica revelou ao veículo suas intenções e anunciou que não vai detalhar o conteúdo da carta. O líder prefere que "a senhora presidente que a torne pública, se é que considera isso conveniente", segundo disse.

O La Republica acrescenta que "desta maneira, o presidente tomou a decisão de assumir diretamente a responsabilidade de se comunicar com a presidente argentina para explicar com suas próprias palavras" as circunstâncias que cercaram o microfone aberto que gerou a polêmica. Três dias depois do incidente, que aconteceu na quinta-feira passada, Fontes da Presidência uruguaia indicaram à agência EFE que o líder estava "refletindo" sobre o assunto.

Na controversa entrevista coletiva, realizada há uma semana na cidade de Sarandí Grande, no interior uruguaio, Mujica afirmou a um dos presentes na mesa principal em um momento de pausa: "Essa velha é pior que o vesgo. O vesgo era mais político. Ela é obstinada". Depois acrescentou entre risos: "Foi explicar a um papa argentino de 77 anos o que é o mate?".

Na mesma quinta-feira a Chancelaria argentina lamentou "profundamente" em comunicado as expressões, que considerou "inaceitáveis" e "denegridoras", e advertiu que Cristina não vai se pronunciar a respeito.

Já na sexta-feira em seu programa radiofônico semanal na emissora local M24, Mujica fez uma reflexão sobre as origens do Uruguai como nação e sua complexa ligação com a Argentina para mandar uma mensagem de concórdia ao país vizinho: "Apesar da história ter nos separado, nada nem ninguém pode separar nossa história". O Uruguai precisa "andar bem com a humanidade, mas em primeiro termo, com os povos que nasceram na mesma matriz", acrescentou.

No entanto, a polêmica ressurgiu no sábado ao ser publicada na nova revista uruguaia Lento uma entrevista a Mujica feita em 18 de março. Nela, o governante qualificava Kirchner de "bastante desleixado", ao falar de seu antecessor e correligionário no bloco esquerdista uruguaio Frente Ampla (FA) Tabaré Vázquez (2005-2010). "Ele não teve problemas com a Argentina, teve problemas com o vesgo Kirchner, que era bastante desleixado. Deus o tenha na glória", disse Mujica com seu habitual estilo informal.

Também opinou que "ao Uruguai convém estar bem com os vizinhos". "Não se pode catalogar de facho (fascista) nem nada do estilo o governo da Argentina", ponderou o líder.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir