Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 12-04-2013

DENGUE - CONHEÇA PARA PREVENIR
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito de hábitos diurnos, que se multiplica em água limpa e parada, acumulada nos quintais e dentro das casas.
DENGUE - CONHEÇA PARA PREVENIR

A Organização Mundial de saúde estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de cem países.

A fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem nessa água em média por dez dias, transformando-se em mosquitos adultos, prontos para picar.

O mosquito adulto mede menos de um centímetro, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte , mas pode picar à sombra, dentro ou fora de casa, nas horas mais quentes do dia.

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz) descobriu que a fêmea do mosquito pode deslocar-se por até um quilômetro de distância de onde colocou seus ovos, o que antes achava-se que era por apenas cem metros.

Os ovos que carregam o embrião do mosquito podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados numa tampa de margarina, por exemplo. Essa é uma das razões da difícil erradicação do mosquito.

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Procure ajuda médica e tome muito líquido para evitar desidratação.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir