Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-04-2013

Inquérito para investigar acusações feitas por Marcos Valério contra Lula
Operador do mensalão acusa o ex-presidente de participação no mensalão. A PF tem um prazo inicial de 30 dias para concluir os trabalhos.
Inquérito para investigar acusações feitas por Marcos Valério contra Lula
Foto: g1.globo.com

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar se o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva teve participação em um suposto repasse de US$ 7 milhões, que a empresa Portugal Telecom teria mandado para o Partido dos Trabalhadores durante seu governo.

Quem levantou a suspeita foi Marcos Valério, em depoimento à Procuradoria Geral da República. O depoimento aconteceu em 2012, enquanto o Supremo Tribunal Federal julgava os réus do mensalão, entre eles o próprio Valério, considerado operador do esquema, que acabou condenado a mais de 40 anos de prisão.

Segundo o Ministério Público Federal, Valério afirmou que o repasse de dinheiro para o PT foi feito por meio de uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, usando contas bancárias no exterior. A investigação deve apurar a participação de Lula em uma reunião, que Valério diz ter acontecido no Palácio do Planalto, para discutir o repasse de dinheiro, com as presenças dos então ministros José Dirceu e Antônio Palocci, além do próprio Marcos Valério.

A abertura deste inquérito foi pedida pelo Ministério Público na semana passada. A assessoria do Instituto Lula informou que, por enquanto, o ex-presidente não vai se pronunciar sobre a abertura do inquérito. O mesmo foi dito pela assessoria de imprensa do PT e pelo advogado de José Dirceu, José Luiz Oliveira Lima.

O advogado de Antônio Palocci, Guilherme Batóquio, disse que o ex-ministro nunca esteve com Marcos Valério e que essa reunião não existiu. A Portugal Telecom foi procurada, mas não se manifestou. O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, disse que o inquérito é um desdobramento natural do depoimento do cliente dele.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir