Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-04-2013

Apreendidos videogame e celular que preso usava para acessar Facebook
Detento postou fotos pelo celular jogando videogame com colegas. Nas mensagens, ele exalta as regalias dentro do maior pres�dio de MT.
Apreendidos videogame e celular que preso usava para acessar Facebook
Foto: g1.globo.com

Um telefone celular com acesso � internet utilizado por um detento da Penitenci�ria Central do Estado, em Cuiab�, para acessar as redes sociais e postar fotos de dentro da pris�o foi apreendido dentro da unidade prisional nesta quinta-feira (11), de acordo com a Secretaria Estadual de Justi�a e Direitos Humanos (Sejudh). Tamb�m foi localizado com o presidi�rio um videogame, com o qual o preso tirou fotos com colegas de cela e divulgou no Facebook.

Por decis�o judicial, o presidi�rio de 26 anos foi conduzido para uma cela de isolamento, onde deve ficar sozinho pelo per�odo de 10 dias. Por meio de nota, a Sejudh informou que j� foi instaurado procedimento disciplinar contra o detento e ainda um procedimento administrativo para apurar a forma que o reeducando conseguiu o celular e o videogame, assim como se teve eventual facilita��o dos servidores do sistema prisional.

Atrav�s do celular, o rapaz postou v�rios fotos junto com alguns colegas de cela e comentou sobre o consumo de droga, inclusive em uma delas aparece com um cigarro de maconha. Ele diz nos coment�rios de uma das fotos que a droga entra na pris�o por meio de mulheres, que levam cerca o entorpecente nas partes �ntimas. Por conta disso, a Sejudh informou que come�ar� a utilizar c�es farejadores durante as revistas aos visitantes.

Ele tamb�m postou uma foto exaltando as regalias que tinha no pres�dio. Em resposta a um coment�rio feito por um amigo virtual, o preso responde que o luxo � proporcionado pelo dinheiro. "Podendo n�o minhas flores. S�o os luxos que "$$$$" proporciona! N�o � verdade parceiro? [se referindo a um colega que aparece na foto jogando com ele".

Autor da decis�o que determinou o isolamento desse detento por 10 dias, o juiz Geraldo Fernando Fid�lis Neto, da 2� Vara Criminal de Cuiab�, se disse espantando com os coment�rios feitos pelos amigos virtuais do preso que encontram-se em liberdade. "Espanto maior nos causa ainda a popularidade que o crime causa no universo virtual, chegando ao ponto de receber v�rias "curtidas" por parte de amigos virtuais e in�meros coment�rios incentivadores das pr�ticas criminosas noticiadas, o que revela o descr�dito social �s leis e ao Poder Judici�rio", lamentou.

O secret�rio de Justi�a e Direitos Humanos, Ant�nio P�ssas de Carvalho, atribuiu parte do problema � greve dos agentes prisionais, que come�ou h� mais de uma semana. Por sua vez, o Sindicato dos Servidores do Sistema Prisional de Mato Grosso (Sindispen) rebateu a afirma��o, alegando que "o uso de celulares com internet por parte dos presos � algo corriqueiro e que � dif�cil para a fiscaliza��o coibir a entrada desses aparelhos", independentemente da paralisa��o.

Os outros detentos que aparecem nas fotos postadas no Facebook devem ser identificados.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir