Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-04-2013

Cidade antiga emerge pouco a pouco das areias de deserto turcomano
A cidade antiga de Gonur-Tepe, descoberta na �poca da Uni�o Sovi�tica, continua revelando os mist�rios enterrados durante mil�nios sob as areias do deserto turcomano de Karakum.
Cidade antiga emerge pouco a pouco das areias de deserto turcomano
Foto: noticias.terra.com.br

A uma centena de quil�metros da cidade de Mary, as ru�nas de Gonur-Tepe d�o testemunho do rico patrim�nio arqueol�gico do Turcomenist�o, um dos pa�ses mais fechados do mundo.

As ru�nas se estendem por 30 hectares, em um vasto labirinto cercado de altas muralhas. Dois mil anos antes de Cristo, Gonur-Tepe abrigava um dos povos mais avan�ados da Idade do Bronze e ao mesmo tempo, um dos mais misteriosos.

A cidade, que seria povoada por milhares de habitantes, era o eixo de uma rede de cidades no delta do rio Murgab, que nasce no Afeganist�o e cruza o Turcomenist�o. Coberta de areia e erva daninha, a cidade foi descoberta h� mais de 60 anos pelo c�lebre arque�logo sovi�tico Viktor Sarianidi, atualmente com 84 anos.

Em cada escava��o, os arque�logos encontram novos objetos de alta qualidade. Seus artes�os eram capazes de moldam o metal, fabricar em prata e ouro e esculpir em osso e pedra.

"Este ano, Gonur nos reservou uma nova surpresa, um espl�ndido mosaico", comemora uma arque�loga da equipe, Nadejda Dubova. A cidade, explica, data de um per�odo anterior ao da fabrica��o dos mosaicos pela civiliza��o grega e a romana.

"� surpreendente ver at� que ponto esta gente possu�a t�cnicas avan�adas. Os mestres aprenderam a trabalhar a pedra natural a uma temperatura alta para que ficasse f�cil e em seguida a aqueciam de novo para que se conservasse por mais tempo", explicou.

Merv, a 30 km de Mary, � outra cidade da regi�o que p�e em manifesto o grande avan�o dos povos da �poca. Constru�da na �poca do imp�rio persa aquem�nida, Merv caiu em desgra�a ap�s ser saqueada pelos mong�is em 1221.

Mas diferente de Gonur-Tepe, Merv foi descoberta na �poca dos czares, quando o Turcomenist�o era uma retaguarda long�nqua do Imp�rio russo. A cidade integra o patrim�nio mundial da Unesco desde 1999. O mausol�u do sult�o Sandjar � um de seus principais tesouros, com sua c�pula de 17 metros de di�metro.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir