Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-04-2013

Venezuela: pesquisa aponta queda de vantagem de Maduro sobre Capriles
Estudo aponta Maduro com 44% e Capriles com 37%
Venezuela: pesquisa aponta queda de vantagem de Maduro sobre Capriles
Foto: noticias.terra.com.br

O candidato governista Nicolas Maduro segue liderando a corrida para a elei��o presidencial da Venezuela, que acontece no domingo, em rela��o ao opositor Henrique Capriles, mas sua vantagem foi reduzida nos �ltimos dias da campanha, de acordo com v�rias pesquisas divulgados na sexta-feira.

As prefer�ncias por maduro ca�ram 9,3 pontos percentuais entre 4 e 11 de abril, enquanto Capriles subiu 1,6 ponto, de acordo com um estudo divulgado por dois dos clientes da Datanalisis fora do pa�s, antes da proibi��o Venezuela para divulgar novas pesquisas.

O herdeiro pol�tico do falecido Hugo Ch�vez tem inten��o de voto de 44,4%, em compara��o com 37,2% dos Capriles. A vit�ria se d� por maioria simples. Isso coloca os competidores, a uma dist�ncia de 7,2 pontos percentuais. Capriles perdeu por 11% na elei��o de outubro contra Ch�vez.

A pesquisa observou que o grupo dos que ainda est�o indecisos ou n�o quis dar uma resposta aumentou para 18,4%, contra 12,2% na semana anterior. Nesse cen�rio, a capacidade de mobilizar os partidos pol�ticos se torna mais importante, especialmente porque o voto n�o � obrigat�rio no pa�s caribenho.

Analistas disseram que, enquanto n�o esperam participa��o recorde coma o alcan�ado em outubro, de mais de 80%, acreditam que o pleito possa ter envolvimento de cerca de 70% do eleitorado.

Outro estudo realizado pela empresa privada Hinterlaces conclu�do em 11 de abril, e que foi visto pela Reuters, colocou a diferen�a entre os candidatos com 12 pontos, em compara��o com um estudo anterior que colocou a 20 pontos de dist�ncia. Enquanto isso, uma pesquisa semanal do Instituto Venezuelano de An�lise de Dados (IVAD) tamb�m mostraram uma aproxima��o entre os candidatos, passando de 17 pontos para 9 pontos de diferen�a no �ltimo estudo pela Reuters, feito em 6 de abril.

A breve campanha de 10 dias foi agitada por fortes ataques verbais entre os candidatos. Maduro tentou colar sua imagem a Ch�vez, enquanto Capriles apostou em promissoras solu��es contra os problemas cotidianos de venezuelanos, incluindo a seguran�a e o alto custo de vida.

O caldo de cultura que gerou a troca �spera entre os dois levou a alguns incidentes nas �ltimas horas. Na manh� de sexta, um jovem trabalhador da estatal petroleira PDVSA foi morto a tiros na proximidade da companhia. Segundo a empresa, um ve�culo se aproximou e algu�m disparou aleatoriamente. O vice-presidente do pa�s, Jorge Arreaza, disse na sexta-feira que as autoridades "neutralizaram" v�rias tentativas "desestabiliza��o".

O Conselho Nacional Eleitoral anunciou que planeja entregar os primeiros resultados de domingo boletim de cerca de 21h, hora local.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir