Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 15-04-2013

MARIDO, SER MÁSCULO É ASSUMIR SEUS ERROS!
Marido, não tente argumentar, rebater, ignorar ou se revoltar com o que a sua esposa há de lhe dizer.
MARIDO, SER MÁSCULO É ASSUMIR SEUS ERROS!

Antes de qualquer réplica em sua própria defesa, aconselho que você, marido, por mais difícil que seja, escute atenciosamente, responda rapidamente as perguntas de sua companheira, reflita, ore e medite por algum tempo no que a sua esposa lhe falou. Pela graça de Deus, a intenção deste é de ajudá-lo a ser um melhor cônjuge, de cooperar para que se pareça mais com Jesus.

Cristo e de melhorar o relacionamento conjugal de muitos, que está ou poderá ficar desgastado por causa dos erros, negligências e covardias de nós maridos.

Em Efésios 5:25 é dito: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela".

O texto afirma que Jesus amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. A expressão "se entregou por ela", principalmente refere-se ao amor sacrifical da cruz. Jesus demonstrou seu amor pela igreja morrendo por ela em uma cruz. Isso você, com certeza, não teve dificuldade de entender. Porém, dentre muitas lições que esse versículo ensina, há uma que é constantemente desprezada pelos maridos. Jesus, sem nunca pecar, teve a coragem de se responsabilizar e levar a culpa dos erros e pecados da sua igreja e morrer por ela na cruz (cf. 2 Cor. 5:21). A culpa foi imputada, creditada e colocada nas costas de Jesus e Ele por nenhum momento fugiu da responsabilidade, desistiu ou transferiu a culpa para a igreja.

Aqui está o que é ser másculo: ter a capacidade e a responsabilidade de assumir a culpa do erro.

Você, marido, ao invés de ser homem de verdade e parecer um pouquinho com o homem mais másculo do mundo, você se acovarda e tem a mania de fugir dos seus próprios erros e apresenta dificuldade em assumir a culpa dos seus atos pecaminosos. Seja sincero com a sua esposa agora. Não é verdade que quase sempre ou na maioria das vezes, você tem desculpas esfarrapadas, ameniza, manipula, ignora, justifica sua falha com o pecado da sua esposa e até mesmo tem a habilidade esdrúxula de "virar a mesa" e de fazer com que a sua esposa se sinta culpada quando você é que foi o responsável pelos seus equívocos (provavelmente, sua esposa deve está olhando para você agora e balançando a cabeça confirmando o que estou dizendo)?

Qual foi a última vez que você pediu perdão? Foi o que imaginei… faz tempo! Se Jesus se responsabilizou pela sua iniquidade, morrendo na cruz por você quando Ele mesmo não havia pecado, como você pode não assumir as suas próprias transgressões e se arrepender e pedir perdão para sua mulher? Se crermos no Evangelho verdadeiramente, então assumir a culpa dos nossos próprios atos deveria ser o mínimo na nossa conduta como maridos.

Devemos ser corajosos o suficiente para nos humilhar perante as nossas esposas. Marido assuma sua culpa eis o desafio.

Provavelmente surgirá um "advogado" em sua mente para defender você. Faça todo esforço para calá-lo! Apenas escute sua esposa e a sua consciência e tente fazer o máximo para meditar e rogar a Deus a fim de reconhecer suas verdadeiras falhas e pedir perdão a sua esposa.

Esposas, não aja com auto-justiça, considerando-se superior ao seu esposo. Você é pecadora como ele, não queira ser dona da verdade por essa razão, lembre-se "a mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada."

Isso significa que ambos devem andar ombro-a-ombro, ok mulheres? Seu marido vai entrar numa situação de vulnerabilidade. Seja agora submissa e auxiliadora para ajudá-lo a crescer em santificação. Raciocine que a parte mais afetada com os pecados do seu marido não é você, mas Deus (cf. Salmo 51:4). Você tem nas mãos uma grande oportunidade de ganhar seu marido e ser um instrumento de Cristo para o desenvolvimento espiritual dele. Portanto, mostre com amor e respeito os erros de seu cônjuge e esteja predisposta para perdoá-lo como Cristo lhe perdoou!

Medite carinhosamente nisso, pois assim prevalecerá essa união. Mateus 19.6

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Elio Gonçalves    |      Imprimir