Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2013

Coreia do Norte celebra feriado nacional
Alheios �s tens�es internacionais sobre o poss�vel lan�amento de um m�ssil norte-coreano, os moradores de Pyongyang sa�ram �s ruas nesta segunda para celebrar um importante feriado nacional, o nascimento de seu primeiro l�der, Kim Il Sung.
Coreia do Norte celebra feriado nacional
Foto: www.folhapaulistana.com.br

Meninas eram vistas nas ruas enfeitadas com bandeiras e faixas, enquanto pais empurravam carrinhos de beb� em meio ao frio da primavera, no primeiro dos tr�s dias de feriado nacional.

N�o havia sensa��o de p�nico na capital norte-coreana, onde poucas pessoas t�m acesso � informa��es de origem internacional e �s manchetes de jornais estrangeiros que especulam a respeito do lan�amento iminente de um m�ssil, al�m dos esfor�os diplom�ticos para conter o governo norte-coreano, que inclui uma visita � regi�o do secret�rio de Estado norte-americano John Kerry.

Governos estrangeiros lutam para avaliar a seriedade das amea�as norte-coreanas, que incluem advert�ncias sobre uma poss�vel guerra nuclear. Autoridades da Coreia do Sul, dos Estados Unidos e do Jap�o dizem que informa��es de intelig�ncia indicam que o governo norte-coreano estaria pronto para lan�ar um m�ssil de m�dio alcance.

Nem mesmo os meios de comunica��o norte-coreanos indicavam a gravidade das ten��es nesta segunda-feira. O Rodong Sinmun, o jornal do Partido, trouxe fotografias e a cobertura da visita no l�der Kim Jong Un, feita durante a noite, ao mausol�u Kumsusan, onde homenageou seu av�. Havia apenas uma linha no final da mat�ria prometendo derrubar os "ladr�es e imperialistas norte-americanos".

Apesar desse clima de calmaria no �mbito dom�stico, a postura externa da Coreia do Norte se mant�m endurecida. No domingo, o pa�s rejeitou uma proposta sul-coreana para resolver as tens�es por meio do di�logo. Pyongyang disse n�o ter inten��o de conversar com Seul a menos que a Coreia do Sul abandone o que o Norte chama de postura de confronto. As informa��es s�o da Associated Press.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir