Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2013

Motoristas protestam contra a decisão de proibir vans na Zona Sul do Rio
Prefeitura montou 24 pontos de bloqueio para coibir vans em 11 bairros. Passageiros lotam pontos de ônibus na manhã desta segunda.
Motoristas protestam contra a decisão de proibir vans na Zona Sul do Rio
Foto: midiacon.com.br

Motoristas e cobradores de vans da Rocinha protestam na manhã desta segunda-feira (15) contra a decisão da prefeitura do Rio de proibir a circulação dos veículos na Zona Sul da cidade, que entrou em vigor hoje. Os profissionais usam faixas e carros de som.

Na Rocinha, os motoristas podem fazer rotas alternativas, mas eles resolveram não trabalhar nesta segunda-feira (15). Segundo o coordenador do Transporte Complementar, o delegado Cláudio Ferraz, as vans que saem da Rocinha podem circular. "Existe um itinerário definido para que seja cumprido, mas eles podem e devem operar nestas linhas.

Nós temos a preocupação do decreto ser cumprido e reduzir ao máximo o impacto para a população. Seguindo toda essa orientação, nós temos todo o aparato já previamente organizado para impedir qualquer questão que extrapole o que for a normalidade e o direito no que diz respeito a manifestações de qualquer categoria que esteja envolvida neste processo que estamos trabalhando ", afirmou.

Transtornos para os passageiros
O primeiro dia da proibição na região causava transtornos para moradores da Rocinha. Pontos de ônibus da comunidade já estavam lotados por volta das 7h da manhã e passageiros aguardavam por até 40 minutos por um transporte.

Outra reclamação das pessoas é a falta de informações sobre as linhas de ônibus que vão substituir as vans. Segundo eles, não há cartazes ou mesmo funcionários da prefeitura para orientá-los.

Motoristas que deixavam a Barra da Tijuca em direção à Zona Sul e ao Centro do Rio encontraram problemas no trânsito, por volta de 7h45. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, as retenções na Autoestrada Lagoa-Barra causavam reflexos até a Avenida das Américas, na altura do Extra.

Os passageiros da Zona Oeste que usavam as vans no deslocamento para a Zona Sul são obrigados a pararem em pontos na saída da Barra da Tijuca e continuarem a viagem de ônibus. Eles reclamam do aumento no tempo das viagens.

Restrições de circulação
A Prefeitura do Rio faz um esquema especial de fiscalização nesta manhã para garantir que vans e kombis não circulem em 11 bairros da Zona Sul da cidade. São 24 pontos de bloqueio para evitar o acesso dos motoristas desses veículos na região. Nesses locais, os motoristas destes veículos são orientados a retornar e cumprir um trajeto que será determinado por homens da Guarda Municipal e da CET-Rio.

"Quem descumprir o determinado no decreto, publicado pela Prefeitura no final da semana passada, será multado e seu veículo será apreendido, será rebocado e encaminhado para que as providências sejam efetivamente cumpridas", disse Claudio Ferraz, Coordenador de Transporte Complementar.

Segundo o decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, que entra em vigor nesta segunda, a circulação das vans e kombis está proibida em Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Vidigal, São Conrado e Rocinha.

s operações se estendem também para a região da Rocinha, em São Conrado, do Itanhangá, na Barra da Tijuca, no Centro da cidade e na Leopoldina. Nesses locais equipes orientam os motoristas de vans e usuários sobre a melhor maneira de pegar outra condução para seguirem seus destinos. Os motoristas que poderão circular pelas duas linhas permitidas pelo decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, do último dia 10, também serão avisados sobre o ponto em que deverão retornar.

Em função da proibição da circulação de vans na região, a secretaria de Transportes determinou que os consórcios operadores do sistema de ônibus urbanos reforcem as linhas que circulam ou se dirigem à Zona Sul, e também as linhas que atendem a Rocinha e o Vidigal. O Metrô Rio também opera em sistema de prontidão operacional. A medida foi tomada para atender a possibilidade de aumento na demanda de usuários.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir