Categoria Policia  Noticia Atualizada em 15-04-2013

Matador de taxistas se diz aluno, mas não fez vestibular, afirma universidade
Jovem de 21 anos disse em depoimento à polícia que estudava. Em seu perfil no Facebook ele publicou que cursava Gestão Imobiliária.
Matador de taxistas se diz aluno, mas não fez vestibular, afirma universidade
Foto: g1.globo.com

Após ser preso e afirmar em depoimento à polícia que estudava, e publicar em seu perfil no Facebook que cursava Gestão Imobiliária na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o jovem de 21 anos que confessou o assassinato de seis taxistas no final de março foi desmentido pela própria universidade na manhã desta segunda-feira (15).

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Ulbra esclareceu que o suspeito não é aluno da instituição.

"A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) vem esclarecer que, diferente do que declarou em rede social, Luan Barcelos da Silva, apontado por assassinato de taxistas no Rio Grande do Sul, não é aluno da Instituição. Confirma-se apenas ter havido o preenchimento da ficha para inscrição ao vestibular do curso de Negócios Imobiliários (EAD), no dia 27/12/2012, porém sem confirmação via pagamento do boleto bancário. O mesmo não realizou a prova seletiva, agendada para o dia 10/01/2013, uma vez que a inscrição fora desclassificada", diz a nota completa.

O delegado Gabriel Bicca, que participou da prisão e acompanha as investigações, confirmou que o jovem disse em depoimento que estava estudando. "Ele disse que estudava gestão imobiliária, mas não especificou onde". Também à polícia, o preso contou detalhes de como praticou os crimes. Durante todo o depoimento ele esteve acompanhado de sua advogada.

"Ele foi extremamente tranquilo, inclusive colaborativo na hora de responder as perguntas Foram três horas e meia de interrogatório. Nós perguntávamos e ele contava detalhes, às vezes até mais do que a gente perguntava. Perguntei a ele sobre o sentimento dele, sobre o que ele sentia ao disparar os tiros, e ele foi tranquilo, como se estivesse em uma conversa normal, mostrou bastante frieza", disse a delegada Melina Corrêa em entrevista coletiva ainda no domingo (14).

A prisão do jovem
O homem que confessou ter assassinado seis taxistas no Rio Grande do Sul foi detido no sábado (13), em Porto Alegre, segundo anunciou a Polícia Civil no domingo (14). Os crimes foram cometidos no final de março. Na madrugada do dia 28, o jovem assaltou e executou três taxistas em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, sua cidade natal. Viajou de ônibus para Porto Alegre e repetiu a série de três crimes dois dias depois.

As suspeitas de que o jovem era o assassino começaram a ser investigadas pela Polícia Civil de Santana do Livramento. Imagens de câmeras de segurança indicaram a presença do jovem nos locais dos crimes. Digitais dele encontradas em um dos veículos das vítimas e o rastreamento dos celulares também confirmaram a identificação.

Foi também com a ajuda de câmeras de vigilância que a polícia identificou o suspeito próximo aos locais de dois crimes na capital gaúcha. Ele vestia calças claras, casado escuro e carregava uma mala de viagem na mão. Essas roupas foram encontradas no apartamento dele, e a perícia revelou que tinham manchas de sangue. Celulares das vítimas e uma passagem de Santana do Livramento para Porto Alegre também foram achados.

De acordo com o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, os crimes tiveram motivação financeira. Em depoimento, o suspeito relatou que precisava de dinheiro para pagar o aluguel do apartamento onde morava, no bairro Santa Cecília.

Na capital, o jovem trabalhou como motoboy e corretor de imóveis. O perfil no Facebook diz que ele estudou Gestão Imobiliária na Ulbra. Estava desempregado quando cometeu a série de crimes. Depois, arrumou emprego como instrutor de informática em uma escola da capital. Dava aulas para crianças.

O suspeito morava havia dois anos em Porto Alegre. Ele veio para a capital depois de ser expulso do Exército.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir