Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 16-04-2013

Fabricantes de smartphones preparam ofensiva 4G no Brasil
O servi�o de telefonia m�vel de quarta gera��o deve demorar para decolar no Brasil, mas as fabricantes smartphones se preparam para lan�ar mais op��es de aparelhos com as altas velocidades de conex�o � Internet oferecidas pelo 4G.
Fabricantes de smartphones preparam ofensiva 4G no Brasil
Foto: info.abril.com.br

Companhias como BlackBerry, LG, Samsung, e Sony Mobile lan�ar�o novos modelos nos pr�ximos meses, buscando adiantar-se �s tend�ncias de consumo de aparelhos que vir�o quando as redes 4G crescerem.

As operadoras tem enfrentado um cronograma apertado de implementa��o do 4G, dificuldades de obter licen�as para instalar equipamentos e a alta frequ�ncia de 2,5 gigahertz (GHz), que exige mais antenas do que frequ�ncias como a de 700 MHz, utilizada no pa�s pela TV aberta anal�gica. Al�m disso, h� uma baixa diversidade de smartphones compat�veis com o 4G na frequ�ncia de 2,5 GHz que j� podem ser comercializados no pa�s.

Apenas 11 modelos est�o homologados pela Ag�ncia Nacional de Telecomunica��es (Anatel), segundo dados da autarquia at� meados de abril, ante mais de 370 modelos de terceira gera��o (3G) de alto desempenho. Mundialmente, h� 260 aparelhos no padr�o LTE --o mais amplamente utilizado para o 4G - j� dispon�veis.

"Ainda � recente o 4G, ent�o n�o � esperada uma avalanche de modelos de smartphones... mas durante o ano vamos ter mais lan�amentos, e nesse momento v�o ser dispositivos mais sofisticados", disse Bruno Freitas, analista da IDC.

A empresa de pesquisas prev� que neste ano devem ser vendidos no Brasil cerca de 600 mil smartphones habilitados para conex�o 4G, volume quase quatro vezes maior do que em 2012, embora devam representar apenas 2 por cento dos cerca de 28 milh�es de smartphones estimados para 2013.

Governo e operadoras t�m insistido que o 4G estar� operacional e segundo as exig�ncias para as Copas das Confedera��es, em junho, e da Copa do Mundo, em 2014, mas a Fifa tem criticado a implementa��o dos servi�os.

De qualquer forma, num primeiro momento de menor demanda, os aparelhos atualmente homologados, que em sua maior parte devem come�ar a ser vendidos a partir de maio, devem ser suficientes para abastecer o mercado, dizem especialistas.

"Acho que para come�ar � um bom n�mero, j� que na faixa de 2,5 GHz a escala n�o � muito grande em outros mercados", disse Erasmo Rojas, diretor para Am�rica Latina da 4G Americas, com sede nos EUA, que representa operadoras e fornecedores.

O governo exige que apenas seis cidades, as sedes da Copa das Confedera��es, sejam atendidas inicialmente --Belo Horizonte, Bras�lia, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, representando cerca de 18 milh�es de pessoas.

Isso deixa de fora, por exemplo, S�o Paulo, um dos maiores mercados do Brasil, com mais de 11 milh�es de pessoas, embora o munic�pio deva ser atendido por algumas operadoras no come�o.

A 4G Americas trabalha com um cen�rio no Brasil de 900 mil a 1 milh�o de assinaturas de servi�os 4G at� o fim de 2013, disse Rojas, em um universo de mais de 60 milh�es de conex�es de banda larga m�vel no ano passado, pelas contas da Anatel.

Desse total para 4G, a expectativa � que 400 mil a 500 mil conex�es sejam de smartphones, enquanto o restante ser� relativo a modems e outros dispositivos, segundo dados da empresa de pesquisa Informa usados pela 4G Americas.

O Minist�rio das Comunica��es recentemente publicou uma portaria desonerando smartphones produzidos no pa�s para produtos cujos pre�os n�o excedam 1,5 mil reais no varejo --valor muitas vezes superado por dispositivos mais sofisticados, como no caso do 4G.

Novos Modelos - A sul-coreana Samsung, maior fabricante de smartphones do mundo, afirmou que ter� mais aparelhos 4G no segundo semestre al�m dos quatro modelos j� homologados, segundo o gerente s�nior de produtos, Ricardo Ara�jo.

"Estamos avaliando a introdu��o desses (novos) produtos no mercado brasileiro, mas temos um plano (...) muito agressivo de amplia��o da linha 4G no segundo semestre", disse � Reuters. Os smartphones da empresa s�o fabricados no Brasil.

Enquanto isso, a canadense BlackBerry planeja lan�ar mais dois modelos compat�veis com o 4G brasileiro em 2013, al�m do Z10, com tela sens�vel ao toque e do Q10, com teclado f�sico, disse � Reuters o diretor-geral para o Brasil, Jo�o Stricker.

A tamb�m sul-coreana LG, que j� tem dois aparelhos 4G homologados pela Anatel, prepara-se para lan�ar nas pr�ximas semanas o Optimus G, produzido no Brasil, al�m de mais dois ou tr�s modelos compat�veis com a frequ�ncia de 2,5 GHz ainda neste semestre, afirmou o gerente geral de produtos e estrat�gia da LG Electronics do Brasil, Raphael Rocha.

A Sony Mobile programa inicialmente dois smartphones 4G no Brasil, sendo um o Xperia ZQ, j� homologado e em fase de pr�-venda. O outro aparelho deve chegar "em breve", de acordo com a diretora de marketing para o Brasil, Ana Peretti. Globalmente, a marca Sony Mobile lan�ou cinco modelos 4G em 2012.

A Motorola Mobility n�o quis entrar em detalhes sobre quantos lan�amentos far� no Brasil neste ano, mas segundo o diretor de marketing, Rodrigo Vidigal, haver� novidades no curto prazo. A empresa j� homologou o modelo Razr HD para conex�o 4G.

A Nokia tem dois aparelhos 4G homologados pela Anatel e o mais recente modelo iPhone da Apple � compat�vel com a frequ�ncia 700 MHz que o governo quer licitar no come�o de 2014. Ambas preferiram n�o comentar o assunto.

Fonte: info.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir