Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-04-2013

Homem esfaqueado é o 29º morador de rua morto na Grande Goiânia
Crime aconteceu no Setor Coimbra, na madrugada desta terça-feira (16). Segundo polícia, vítima era usuária de drogas e se envolveu em uma briga.
Homem esfaqueado é o 29º morador de rua morto na Grande Goiânia
Foto: www.radioriovermelho.com.br

Um morador de rua foi morto a facadas na madrugada desta terça-feira (16) em frente ao Hospital Materno Infantil, no Setor Coimbra, em Goiânia. Com mais esta morte, a Grande Goiânia registra 29 assassinatos de moradores de rua em oito meses, conforme a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios. Um dia antes, outra pessoa em situação de rua foi assassinada no mesmo bairro e da mesma maneira, esfaqueada.

A Polícia Civil informou que a vítima não portava documentos pessoais. Os policiais afirmaram que ela era usuária de drogas e foi atingida por golpes de faca quando brigava com outros dependentes químicos. Conforme a polícia, dois moradores de rua testemunharam o crime. Eles teriam confirmado, em depoimento, que a motivação do assassinato seria dívida de droga.

A onda de violência contra moradores de rua tem preocupado as autoridades. Uma força-tarefa da Secretaria Nacional de Direitos Humanos acompanha a investigação desses casos.
A comissão do governo federal esteve na capital no último dia 10, quando anunciou que medidas emergenciais seriam tomadas. O grupo volta a Goiânia nesta quarta-feira (17) para uma série de compromissos.

Os integrantes da força-tarefa devem participar de uma reunião do Fórum de Direitos Humanos, na Assembleia Legislativa, durante a manhã. A comissão também participará da inauguração do Centro de Referência em Direitos Humanos, que será instalado na Casa da Juventude, no Setor Universitário. Além disso, a prefeitura deve firmar o compromisso do município com a Política Nacional de População de Rua.

Drogas
O relato de um morador de rua que sobreviveu a uma tentativa de assassinato, em Goiânia, reforça uma das hipóteses para tantas mortes na capital: a do uso e tráfico de drogas, principalmente o crack. No último sábado (13), um rapaz escapou por pouco da morte. Ainda no hospital, depois de levar vários tiros, ele contou à polícia que um traficante tentou matá-lo por causa de uma dívida de R$ 50 em entorpecentes.

As investigações da Polícia Civil apontam que todas as mortes de moradores de rua em Goiânia têm o envolvimento com as drogas como ponto em comum. Os policiais identificaram os principais pontos em que estão as pessoas em situação de rua que usam e vendem drogas.

No Setor Norte Ferroviário, eles se aglomeram na Praça do Trabalhador, próximo à rodoviária. Na região central, se concentram principalmente nas avenidas Goiás e Araguaia. Outro ponto é a Praça do Cigano, no Setor Coimbra.

Apesar da alegação da Polícia Civil de que a série de mortes de moradores de rua está ligada ao uso e venda de drogas, o governo federal também trabalha com outra hipótese. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, afirmou que há a possibilidade de um grupo de extermínio ter agido nos assassinatos de pessoas em situação de rua em Goiânia, nos últimos meses. Segundo a ministra, o governo de Goiás deve verificar se há a participação de policiais ou demais autoridades nos crimes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir