Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 17-04-2013

Ônibus invade calçada em Ipanema, na Zona Sul do Rio
Coletivo bateu em carro, que ultrapassou sinal, segundo testemunha. Acidente na Visconde de Pirajá é o 5º em abril; Ficaram feridas 4 pessoas.
Ônibus invade calçada em Ipanema, na Zona Sul do Rio
Foto: g1.globo.com

Um ônibus da linha 435 (Grajaú x Gávea) bateu em um carro e subiu a calçada na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Garcia d Ávila, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (17), segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Às 8h50, o Corpo de Bombeiros informou que quatro pessoas ficaram feridas e foram liberadas no local.

O ônibus atingiu uma lanchonete, uma banca de jornal e a portaria de um prédio residencial, localizado na Rua Visconde de Pirajá, número 463. O motorista, Elmo Silva Alves, declarou que o sinal estava verde quando passou pelo cruzamento.

"Eu parei no ponto, o sinal abriu e eu fui. O carro avançou o sinal. Eu não estava em alta velocidade porque tinha parado no ponto para deixar um passageiro. Tentei frear, mas não teve como. Ele avançou no meio, o sinal estava aberto para mim. Mais uma vez foi Jesus que salvou todos nós que estamos aqui. Eu bati nele, ele rodou e o carro descontrolou", declarou o motorista Elmo Silva Alves, que às 9h25 foi levado para a 14ª DP (Leblon) para prestar esclarecimentos.

Alexandre Gonçalves Nascimento, funcionário da banca de jornal há nove anos, teve ferimentos no braço esquerdo.

"Eu escutei o barulho da porrada e fui arremessado. E o Ângelo (dono da banca) passou por cima do balcão. Se o caixa fosse do outro lado, a gente tinha sido pegos de costas. A energia acabou quando o ônibus bateu na banca", descreveu Alexandre.

Testemunhas
A passageira Cláudia Ferraz contou que tinha apenas três pessoas dentro do ônibus no momento do acidente. Segundo a professora, o motorista não teve culpa.

"O motorista de ônibus não estava em alta velocidade. Foi imprudência do carro. O motorista do ônibus fez isso tudo para não matar o outro. Ele não teve culpa", afirmou Cláudia.

Raimundo Pereira, que trabalha com sistema de refrigeração, afirmou que presenciou o acidente. Ele contou que o carro de passeio ultrapassou o sinal vermelho. Segundo ele, o motorista do veículo estava com mais duas jovens dentro do carro.

"O carro passou o sinal do vermelho, o motorista do ônibus tirou o carro, perdeu o controle e bateu na banca. Para salvar a vida do motorista do carro, o motorista do ônibus quase perdeu a vida", assegurou Raimundo.


Colisão
Moradores ficaram assustados com o barulho da colisão. O espanhol aeroviário Daniel Mendez, que chegou nesta terça-feira (16) na capital carioca para passar férias, contou que ficou impedido de sair do apartamento por causa dos estragos na portaria.
"Estragou apenas o portal, nós estamos bem. Nós ainda estamos assustadíssimos" , declarou Mendez.

"Eu escutei um barulho muito grande do ônibus batendo na banca e invadindo o prédio. Eu mergulhei no chão e pedi a Deus para me proteger. Foi um milagre", descreveu o porteiro do prédio, Flávio Ferreira Gonçalves.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou, em torno deste horário, que o trecho da Rua Visconde de Pirajá, na altura da Rua Garcia D´Ávila, estava interditado por causa do acidente. Às 9h25, a via foi liberada.

De acordo com a CET-Rio, o desvio era feito pela Rua Garcia D Ávila e pela Avenida Vieira Souto. Agentes do órgão orientavam os motoristas e o Corpo de Bombeiros atuava no local. O trânsito era lento na via.

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse que o ônibus é um veículo novo e tem câmeras. Segundo ele, a perícia vai apurar como foi o acidente e que irá pegar câmeras do entorno para ajudar na investigação do ocorrido.

Cinco acidentes em abril
Nesta terça-feira (17), um ônibus tombou na rodovia RJ-104, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, deixando 26 feridos sem gravidade, segundo a Polícia Militar. De acordo com a corporação, o acidente ocorreu na pista sentido Alcântara, na altura de Tribobó, quase no bairro do Colubandê.

Em Parada de Lucas, no Subúrbio do Rio, outro acidente envolvendo um ônibus e um carro no Trevo das Margaridas deixou 29 pessoas feridas sem gravidade, na manhã de domingo (14). As vítimas foram levadas para os hospitais Carlos Chagas, em Marechal Hermes, Getúlio Vargas, na Penha, e Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste da cidade.

Um ônibus da linha 685 (Méier - Irajá) perdeu o controle e colidiu com um posto de gasolina na rua Clarimundo de Melo, perto da igreja de São Jorge, em Quintino Bocaiúva, no subúrbio do Rio, no dia 10. Quatro pessoas foram atropeladas, entre elas, duas mulheres e duas crianças. A empregada doméstica Tatiana Ferreira Lúcio, de 28 anos, teve morte cerebral confirmada nesta sexta (12) e foi enterrada nesta terça-feira (16).

Na Avenida Brasil, no dia 2 de abril, uma briga entre o motorista e um passageiro provocou um acidente no Viaduto Brigadeiro Trompowski, sentido Centro, na altura da Ilha do Governador, causando sete mortes e deixando vários feridos. Segundo as testemunhas, que dizem ter descido do coletivo antes da queda, um passageiro e o motorista estavam discutindo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir