Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-04-2013

Carta com substância letal ricina é enviada a Obama, diz FBI
Correspondência foi interceptada antes de chegar à Casa Branca. Incidente foi divulgado dois dias após ataque matar 3 e ferir 176 em Boston.
Carta com substância letal ricina é enviada a Obama, diz FBI
Foto: g1.globo.com

Uma carta com uma "substância suspeita" foi enviada ao presidente Barack Obama, informou nesta quarta-feira (17) o Serviço Secreto dos EUA, polícia especial responsável pela segurança presidencial.

A substância é ricina, uma toxina de origem vegetal, que pode levar à morte, segundo o FBI (polícia federal dos EUA). Novas avaliações do material serão feitas em 24 e em 48 horas.

O incidente foi anunciado dois dias após um ataque ter matado 3 pessoas e ferido 176 na chegada da Maratona de Boston, mas o FBI descartou conexão entre os incidentes.

"Em 16 de abril de 2013, uma carta dirigida ao presidente que continha uma substância suspeita foi recebida no centro postal da Casa Branca", afirmou Edwin Donovan, porta-voz do Serviço Secreto.

O centro fica fora do complexo residencial da Casa Branca, segundo o porta-voz.

"Este centro detecta habitualmente as cartas ou pacotes que devem passar por um exame adicional ou análise científica antes de serem entregues", acrescentou Donovan.

O Serviço Secreto informou que já está trabalhando com o FBI (polícia federal dos EUA) para identificar a origem da correspondência.

Na véspera, uma carta com a mesma subtância letal enviada ao senador republicano Roger Wicker foi interceptada no Capitólio.

O veneno foi detectado durante uma inspeção de rotina em uma dependência externa do prédio do Congresso.

A carta não chegou ao gabinete de Wicker no Capitólio, segundo um colaborador, citando o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, que o informou sobre o incidente.

Wicker é um republicano eleito pelo estado do Mississipi, considerado um político de pouca influência, que não está especialmente envolvido nos sensíveis debates atuais sobre a reforma migratória ou sobre o porte de armas.

O diretor do FBI, Robert Mueller, e a secretária de Segurança Interior, Janet Reno, informaram os senadores sobre o incidente durante uma reunião a portas fechadas na terça-feira à noite.

Segundo o assistente de Reid, o objetivo da reunião era fazer um relatório sobre o atentado de Boston.

Outros casos
Em fevereiro de 2004, o Senado e a Casa Branca foram alvo de um ataque com ricina, agente biológico enviado na forma de pó.

O incidente não fez vítimas.

No outono de 2001 no hemisfério norte, porém, ataques com antraz deixaram cinco mortos. O autor do crime nunca foi identificado.

Desde então, qualquer correspondência enviada para os parlamentares americanos é examinada fora do prédio do Capitólio, antes de ser entregue.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir