Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-04-2013

Seul chama de "ilógicas" as condições de Pyongyang para diálogo
A Coreia do Sul qualificou nesta quinta-feira de "ilógicas" as condições prévias estabelecidas pela Coreia do Norte para um futuro diálogo com Seul e Washington, e novamente instou o regime de Kim Jong-un a abandonar sua postura hostil.
Seul chama de
Foto: noticias.terra.com.br

"O argumento da Coreia do Norte é totalmente incompreensível e ilógico", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Cho Tai-young, horas após a Coreia do Norte anunciar seus requisitos para retornar à mesa de negociações em resposta ao pedido de diálogo dos aliados.

Em troca de um futuro diálogo, a Comissão Nacional de Defesa norte-coreana exigiu a Seul e Washington que suspendam seus exercícios militares conjuntos, peçam perdão por seus "atos hostis" e tomem medidas para que a ONU cancele as sanções impostas ao país comunista por seus testes nucleares e de mísseis.

Em outro comunicado, o regime comunista também advertiu a Coreia do Sul de que "não haverá diálogo nem melhora das relações" enquanto Seul "persistir com seus atos hostis".

O porta-voz da Chancelaria sul-coreana exigiu que a Coreia do Norte "ponha fim a tais exigências irracionais e tome a decisão correta", pedindo assim ao regime de Kim Jong-un que abandone sua postura de confronto e opte pela via do diálogo após um mês de ameaças e hostilidades.

Há vários dias a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, e outros altos funcionários de Seul solicitaram repetidamente ao governo da Coreia do Norte que desista de suas ameaças e sente-se para negociar.

Por sua parte, o secretário de Estado americano, John Kerry, chamou Pyongyang ao diálogo no último fim de semana e exigiu ao regime que abandone sua retórica hostil como condição prévia para iniciar as conversas a fim de acabar com a tensão e garantir a desnuclearização da península coreana.​

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir