Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 18-04-2013

China: transmissão do vírus H7N9 pode ser possível entre pessoas
As autoridades sanitárias da China admitiram nesta quinta que o contágio de três membros de uma mesma família pelo vírus H7N9 pode indicar que há transmissão entre humanos da nova variante de gripe aviária.
China: transmissão do vírus H7N9 pode ser possível entre pessoas
Foto: sicnoticias.sapo.pt

Apenas na China, 83 pessoas foram afetadas pelo vírus. O caso mencionado pelas autoridades refere-se a uma família, de Xangai, que inclui o pai, de 87 anos, que morreu no último dia 4, e dois filhos.

O filho mais velho conseguiu se recuperar da doença, enquanto o estado de saúde do caçula é desconhecido, segundo dados oficiais. "Há mais investigações em andamento para determinar se o fato de três pessoas da mesma família terem sido afetadas pode implicar um contágio entre pessoas", disse o diretor do Centro de Emergência para Prevenção e Controle de Doenças, Feng Zijian.

Zijian disse que o governo avalia a elaboração de um plano de resposta para o caso de uma pandemia. Segundo ele, está em curso a busca de vacinas contra o H7N9. O chefe de epidemiologia de um hospital chinês Zeng Guang disse que a transmissão humana só ocorre "por um período" e "pode se restringir ao âmbito familiar".

O epidemiologista - que baseia as hipóteses em estudos e experiências com o vírus H5N1 (que circula em alguns países da Ásia e Norte da África desde 2005 e sua transmissão entre humanos é rara) - destacou que a população chinesa "não deve entrar em pânico" e que os casos de contágio entre humanos não se converterão em uma pandemia.

O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China, Michael O´Leary, disse que "não há informação suficiente" para determinar se há realmente contágios entre pessoas


Agência Brasil

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir