Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-04-2013

Texas: vazamento de amônia utilizada como fertilizante preocupa moradores
Os bombeiros no local da explosão que atingiu uma fábrica de fertilizantes no Texas estão preocupados com o vazamento de amônia que pode ter acontecido ainda na quarta-feira à noite.
Texas: vazamento de amônia utilizada como fertilizante preocupa moradores
Foto: noticias.terra.com.br

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a amônia é um gás pungente capaz de provocar fumaça sufocante que é utilizada como fertilizante. A amônia é a base para a elaboração dos atuais fertilizantes nitrogenados. Quando exposta a humanos, pode causar diversos problemas. As informações são da CNN.

A amônia pode rapidamente causar desidratação e graves queimaduras se combinada com a água no corpo humano. Os sintomas incluem dificuldade de respirar; irritação nos olhos, nariz e garganta; queimaduras e bolhas. A exposição a doses altamente concentradas do gás pode levar à morte. O tratamento às vítimas é feito com grandes quantidades de água, administradas por ao menos 15 minutos. Os vapores, quando liberados, se movem inicialmente próximos aos chão, o que aumento o risco de exposição.

Um dos piores desastres dos Estados Unidos envolvendo uma forma de amônia ocorreu em abril de 1947, quando um navio carregado de nitrato de amônio - um fertilizante sólido composto por amônia e nitrogênio - pegou fogo enquanto estava ancorado também no Texas. As chamas causaram uma explosão que danificou mais de mil edifícios. Mais de 400 pessoas morreram e 175 foram listadas como desaparecidas. Apenas alguns corpos foram recuperados na época.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir