Categoria Policia  Noticia Atualizada em 18-04-2013

"Nós fomos criadas juntas", diz jovem que apanhou de colega em Paulínia
Família disse que as duas eram melhores amigas e que está chocada. Duas estudantes trocaram socos e pontapés dentro da unidade de ensino.

Foto: g1.globo.com

A estudante do 2º ano do ensino médio, que se envolveu em uma briga na escola estadual Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, em Paulínia (SP), na quarta-feira (17), afirmou ao G1 que até agora não entendeu o motivo das agressões que sofreu da colega dentro da sala de aula.

Segundo a adolescente de 16 anos, as duas sempre foram melhores amigas. "Nós fomos criadas juntas. Eu estou muito chocada, ela vivia na minha casa, minha família adora ela, tinha ela como filha. Agora ela chega e me agride desse jeito. Não acredito até agora", disse.

A jovem garantiu que não aconteceu nenhuma discussão, briga ou motivo aparente que pudesse causar aquela reação. "Tem gente falando que foi por causa de namorado, de vários motivos, mas eu garanto que isso não aconteceu. Pode ter sido fofoca, mas eu não posso afirmar nada".

A agredida afirmou que agora prentende registrar um boletim de ocorrência ainda esta semana contra a escola por causa da omissão em relação às constantes brigas que acontecem entre alunos, mas que não vai registrar nada contra a colega. "A escola tem câmeras, mas as câmeras não funcionam, todo mundo briga e a única coisa que a diretora faz é dar suspensão".

Além disso, ela e a família vão procurar o Conselho Tutelar para receber orientações de como proceder após as agressões, mas a estudante disse que não pretende pedir transferência da escola. O pai dela, Antônio Paula da Silva, afirmou que ficou chocado com a atitude da jovem porque sempre a tratou como filha. "Ela vivia na minha casa, eu levava ela para comer pizza, é inacreditável. Queremos que a diretora da escola tenha uma postura mais rígida para que a gente possa ficar tranquilo da minha família voltar na escola".

O G1 tentou contato com a outra estudante que participou da briga e também com a diretora da unidade de ensino, mas até a publicação da reportagem não obteve retorno. Em nota, a Secretaria Estadual de Educação considerou "lamentável" o caso de agressão. Além disso, informou que convocou os responsáveis pelas adolescentes, de 16 anos, para uma reunião e acionará o Conselho Tutelar. As estudantes foram suspensas por três dias.

Conselho Tutelar
Segundo a conselheira Daniella Barreto, o ato infracional e de indisciplina escolar foge da atribuição do órgão. "O que o Conselho faz são estatísticas e encaminhamento para os órgãos de atendimento", explica. No caso da briga, Daniella afirma que o caso deverá ser resolvido na Vara da Infância. "O que será oferecido por parte do Conselho é atendimento para a família, atendimento posterior a essas adolescentes".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir