Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 19-04-2013

Nasa descobre dois sistemas solares com três planetas na sua zona habitável
O telescópio Kepler descobriu dois sistemas solares com três planetas de tamanho superior à Terra, na sua «zona habitável», onde se acredita que poderiam ter as condições para que houvesse água na sua superfície, anunciou hoje a Nasa.
Nasa descobre dois sistemas solares com três planetas na sua zona habitável
Foto: diariodigital.sapo.pt

Trata-se do sistema Kepler-62, que se encontra a uma distância de 1.200 anos-luz da Terra na constelação de Lira, que tem cinco planetas (62b, 62c, 62d, 62e e 62f) e do Kepler-69, com dois planetas (69b e 69c), a 2.700 anos luz, na constelação do Cisne.

Os cientistas não sabem se pode haver vida nos planetas recém-descobertos, mas assinalam que a detecção de planetas similares à Terra a orbitar ao redor de uma estrela como o Sol significa que «estamos mais um passo perto de encontrar um mundo similar à Terra», informou a Nasa em comunicado.

Segundo as observações do Kepler, que vigia mais de 150 mil estrelas na busca de planetas ou candidatos a planetas, os planetas rochosos 62e, 62f e 69c, ficam na «zona habitável» do sistema, aquela que, se houver as condições, fica na distância na qual as temperaturas permitem a vida.

«Só sabemos de uma estrela que tenha um planeta com vida, o Sol», assinalou Thomas Barclay, cientista da missão Kepler, que destacou a importância de encontrar planetas na zona habitável num sistema que orbita em torno de uma estrela similar ao Sol.

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir