Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-04-2013

Unasul reconhece Maduro como presidente da Venezuela
A Unasul reunida de forma extraordin�ria na noite desta quinta, reconheceu Nicol�s Maduro como presidente da Venezuela e pediu ao opositor Enrique Capriles que reconhe�a os resultados emitidos pela autoridade eleitoral.
Unasul reconhece Maduro como presidente da Venezuela
Foto: AFP

"A Unasul sa�da o presidente Nicol�s Maduro pelo resultado da elei��o e por sua escolha como presidente da Rep�blica Bolivariana da Venezuela" e "insta a todos os setores que participaram do processo eleitoral para que respeitem os resultados oficiais emanados do Conselho Nacional Eleitoral", destaca uma declara��o de consenso dos l�deres sul-americanos.

O documento solicita que "toda reclama��o, questionamento ou procedimento extraordin�rio solicitado por algum dos participantes do processo eleitoral" seja canalizado e resolvido dentro do ordenamento jur�dico vigente e da vontade democr�tica das partes.

Neste sentido, a Unasul "toma nota positiva da decis�o do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de implementar uma metodologia que permita a auditoria total das mesas eleitorais".
O CNE decidiu na noite desta quinta-feira auditar as urnas da elei��o de domingo passado, em um processo que exigir� 30 dias.

A presidente do CNE, Tibisay Lucena, informou em Caracas que "com base no que � permitido na legisla��o eleitoral, foi decidido ampliar a auditoria de verifica��o (...) para analisar 46% das urnas "de garantia" que n�o foram auditadas no dia da elei��o".

O CNE j� havia auditado 54% das urnas "de garantia" e Lucena explicou que, para que a auditoria envolva 100% das urnas de "garantia" - que guardam os comprobantes f�sicos emitidos contra cada voto eletr�nico - ser� selecionada "uma amostra" de 46% das urnas ainda n�o auditadas no domingo passado, e que o processo durar� 30 dias.

Lucena destacou que e recontagem n�o envolver� 100% dos votos, como pretendia Capriles, que contesta a vit�ria de Maduro e aponta uma s�rie de irregularidades no processo eleitoral.

Capriles concordou com a decis�o ao afirmar que "o comando Sim�n Bol�var (da campanha da oposi��o) aceita o que o CNE anunciou em cadeia de r�dio e televis�o ao pa�s".
"Vamos estar presentes nesta auditoria", afirmou Capriles, que n�o reconheceu os resultados e pressionava o governo desde o domingo com manifesta��es nas ruas e "panela�os".

"Consideramos que nestas 12 mil urnas (que ser�o abertas para auditoria) est�o os problemas. Poderemos perfeitamente mostrar ao pa�s a verdade", disse Capriles, que felicitou seus seguidores pela luta at� a decis�o do CNE.

Os presidentes do bloco ficaram reunidos durante horas, at� a madrugada desta sexta-feira, para analisar a crise provocada na Venezuela com a vit�ria de Maduro por uma estreita margem de votos sobre Capriles, que rejeitou os resultados.

Encabe�ada pela presidente Dilma Rousseff, a c�pula de emerg�ncia reuniu todos os presidentes sul-americanos, exceto o equatoriano Rafael Correa, que est� na Europa, e contou com a presen�a de Maduro, cuja posse est� prevista para esta sexta-feira
A Unasul � integrada por Brasil, Argentina, Bol�via, Chile, Col�mbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela, Uruguai, Venezuela e Suriname. Paraguai est� suspenso do bloco desde o ano passado devido ao impeachment rel�mpago do ent�o presidente, Fernando Lugo.

Fonte: AFP
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir