Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-04-2013

Atentados contra mesquitas no Iraque matam 8
Oito pessoas foram mortas e 27 ficaram feridas no Iraque em dois ataques contra mesquitas nesta sexta-feira, v�spera das elei��es provinciais, segundo fontes m�dicas e da seguran�a.
Atentados contra mesquitas no Iraque matam 8
Foto: br.noticias.yahoo.com

As semanas que antecederam as elei��es, as primeiras desde a sa�da das tropas americanas do Iraque no final de 2011, foram marcadas por um aumento da viol�ncia em todo o pa�s. Quatorze candidatos �s elei��es foram assassinados desde o in�cio do ano. E quinta-feira � noite um ataque a um caf� no oeste de Bagd� matou 27 pessoas.

Os ataques desta sexta-feira ocorreram ap�s as ora��es de sexta, quando os fi�is deixavam a mesquita.

Em Khalis, na prov�ncia inst�vel de Diyala, ao norte de Bagd�, quatro morteiros mataram sete pessoas e feriram outras doze. De acordo com um policial e um m�dico, o alvo dos disparos era uma mesquita sunita.

Mais ao norte, em Kirkuk, uma cidade disputada pelo governo iraquiano e pela regi�o aut�noma do Curdist�o, uma bomba matou uma pessoa e feriu 15. A bomba tinha como alvo uma mesquita xiita. O pr�dio tamb�m abriga os escrit�rios do movimento do jovem cl�rigo xiita Moqtada Sadr, informou Sheikh Raad al-Charkhi, l�der do movimento em Kirkuk.

S�bado, 13,8 milh�es de eleitores iraquianos s�o chamados a renovar as assembleias provinciais de 12 das 18 prov�ncias.

Estas elei��es devem medir a popularidade do primeiro-ministro xiita Nouri al-Maliki, amplamente criticado dentro do governo de coaliz�o e pelos sunitas no pa�s, bem como a capacidade das for�as de seguran�a para garantir o seu bom funcionamento.

O Iraque, embora muito menos violento do que durante o conflito religioso entre 2006 e 2007, continua a sofrer diariamente com ataques realizados principalmente por insurgentes sunitas, incluindo pela al-Qaeda.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir