Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 19-04-2013

RJ: homem dispara arpão contra o próprio rosto e sobrevive
Um homem foi internado nesta semana no Hospital Santa Teresa (HST), em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com um ferimento grave e incomum.
RJ: homem dispara arpão contra o próprio rosto e sobrevive
Foto: jb.com.br

Bruno Barcellos de Souza Coutinho, 34 anos, disparou um arpão de pesca de aproximadamente 30 centímetros contra o próprio rosto. Ele manuseava o objeto, quando aconteceu o disparo, perfurando o canto do olho esquerdo e atravessando o crânio. Ferido, ele foi resgato por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Petrópolis e, segundo a equipe médica, deu entrada no hospital lúcido e orientado.

Segundo o Hospital Santa Tereza, a internação foi na segunda-feira, mas relatos dos bombeiros apontam que o acidente aconteceu no domingo. O objeto, que perfurou 15 cm do crânio de Bruno, só foi removido após uma delicada cirurgia de quatro horas. De acordo com os médicos, a intervenção foi um sucesso e o paciente não sofreu nenhum dano neurológico.

Segundo o chefe da neurocirurgia do HST, Orlando Maia, o arpão ficou milímetros de atingir artérias vitais do paciente. "Nós sabemos que no Estado do Rio de Janeiro ocorreram acidentes semelhantes, mas nunca com um arpão de pesca. A nossa equipe já realizou procedimentos de retirada de outros objetos, mas a preocupação do arpão era justamente com a retirada, já que o objeto poderia armar e atingir alguma artéria vital", explicou.

Por sorte, o arpão utilizado por Bruno Barcellos estava completamente vedado com uma fita isolante, o que impossibilitou que ele se armasse, assim, os cirurgiões conseguiram fazer o acesso ao artefato. "Nós entramos em contato com um familiar que nos trouxe outro arpão vedado, pois nos exames não sabíamos precisar o tipo de fita que estava isolando essas garras. Assim que comprovamos o material optamos por retirar o arpão da mesma maneira que ele entrou, pela frente.", explicou o chefe Traumatologia Buco-Maxilo-Facial Edelto Antunes.

No dia seguinte, na terça-feira, a equipe de Oftalmologia do HST fez a segunda etapa da cirurgia em que a grande preocupação era de se manter o olho esquerdo do paciente. Os médicos responsáveis precisaram reconstruir todo o globo ocular de Brunoo. "Ele teve ruptura de globo ocular e perda de seu conteúdo. Todavia, durante a cirurgia de reconstrução, foi possível manter o órgão. É um quadro extremamente complexo, com remotas possibilidades de recuperação visual, porém com preservação da anatomia da região", informou o hospital, por meio de nota.

O paciente continua internado no Centro de Tratamento Intensivo em observação. Caso o quadro evolua normalmente, Bruno Barcellos poderá receber alta já na próxima semana.

Fonte: jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir