Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-04-2013

Nicolás Maduro toma posse como presidente da Venezuela
Oposição não reconheceu vitória e pediu recontagem. Maduro é o primeiro presidente após a morte de Chávez.
Nicolás Maduro toma posse como presidente da Venezuela
Foto: g1.globo.com

Nicolás Maduro assumiu na tarde desta sexta-feira (19) a presidência da Venezuela, após uma polêmica vitória nas primeiras eleições após a morte do ex-líder Hugo Chávez, ocorridas no último domingo.

Em meio ao discurso, um homem de jaqueta vermelha invadiu o palco e pegou o microfone, mas foi rapidamente contido por seguranças (veja no vídeo ao lado).

"A segurança falhou totalmente. Eles poderiam ter me baleado facilmente", disse Maduro, após retomar o seu discurso para um público que incluía a presidente Dilma Rousseff e os líderes de Irã e Argentina, entre outras autoridades.

"Juro pelo povo da Venezuela, juro pela memória eterna do comandante supremo que cumprirei e farei esta Constituição ser cumprida", disse Maduro, rodeado por um quadro gigante de Chávez e com a Carta Magna na mão esquerda.

Segundo a rede Telesur, delegações de 61 países estiveram presentes na cerimônia de juramento, ocorrida na sede da Assembleia Nacional, em Caracas. A presidente Dilma Rousseff também compareceu à posse.

Ainda em seu discurso, Maduro pediu um diálogo aos "políticos da oposição" afirmando que está, inclusive, disposto a "conversar" com o líder opositor, Henrique Capriles. "Peço àqueles que sejam políticos da oposição, social-democratas, social-cristãos, de centro-direita, de centro-esquerda (...) Os convoco a conversar nos diferentes cenários em que se possa conversar. Estou disposto a conversar até com o diabo", disse Maduro na Assembleia Nacional.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir