Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-04-2013

A ARTE, O FATO E AS INTERPRETAÇÕES
“Sempre há interpretações, mas os fatos são incontestáveis”, RM.
A ARTE, O FATO E AS INTERPRETAÇÕES

O caderno especial "artefato" inseriu mais uma opção para os amantes das artes no sul do Espírito Santo. Recheado de crônicas, poesias, contos, matérias e notas culturais, a publicação pretende ser um saboroso canal aberto para quem aposta na cultura e educação de qualidade como base para formação e entretenimento.

Em meio a tantos mecanismos que, consideravelmente, não correspondem às expectativas daqueles que lutam arduamente pela manutenção da literatura, cinema, teatro, história e música, o "artefato", junto aos ilustres colaboradores, tem a fina intenção de amparar e reparar esta lacuna.

Temos publicações culturais respeitáveis em Cachoeiro de Itapemirim e outras cidades, como as revistas da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), entidade que já é parceira, e a revista bimensal Cachoeiro Cult, que é um desbravador nesta editoria. Outros periódicos culturais também têm o seu valor e inspirados neles é que nasce o caderno cultural.

Um espaço para quem gosta de ler, escrever, criticar e acompanhar o desenvolvimento e crescimento de novos talentos. Há lugar para todos e a proposta é que a cada edição novos colaboradores se revezem dentro da linha editorial proposta pelo jornal ES de Fato.

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche disse que não existem fatos, apenas interpretações. Esta afirmação é equivalente ao trecho da obra "Para além do bem e mal" que diz: "isso é interpretação e não texto". Pois, modestamente, emprego para este fim que sempre há interpretações, mas os fatos são incontestáveis.

Quando o real e a ficção se misturam numa crônica, por exemplo, é fato de há um ponto de partida, mas a simplicidade ou a sofisticação em um artigo, conto ou poesia pressupõe a interpretação do autor sobre seu sentimento, que é real, portanto, um fato passível a interpretações.

Digamos que o Caderno Especial "artefato", em si, é um fato repleto de pontos de vista e aberto a qualquer posicionamento do autor ou leitor sobre seu conteúdo, que é concreto, mesmo sendo abstrato na sua concepção.

Termino o texto na espera do começo de uma nova estrada a ser percorrida partindo da Atenas Capixaba e passeando pelas montanhas, pérolas, conchas e sítios históricos capixabas. E não poderia deixar de agradecer a todos que contribuíram com seus talentos para que este projeto se tornasse, de fato, uma realidade.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir