Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-04-2013

Norte quer ser reconhecida como Estado nuclear
A Coreia do Norte reiterou nesta ter�a-feira sua exig�ncia de ser reconhecida como uma pot�ncia nuclear, afirmando que este � um pr�-requisito para iniciar um di�logo com os Estados Unidos.
Norte quer ser reconhecida como Estado nuclear

Um coment�rio no jornal oficial Rodong Sinmun rejeitou como "totalmente inaceit�vel" uma exig�ncia americana de que a Coreia do Norte se comprometa a abandonar seu programa de armas nucleares e m�sseis antes do in�cio das negocia��es.

Qualquer reuni�o na mesa de negocia��es deve ser entre "Estados com armas nucleares", afirmou este jornal norte-coreano.

Os Estados Unidos afirmaram claramente que jamais aceitar�o a Coreia do Norte, que realizou seu terceiro teste nuclear em Fevereiro passado, como uma pot�ncia nuclear.

Ap�s um m�s de escalada da tens�o militar na Pen�nsula Coreana, a Coreia do Sul, os Estados Unidos e a Coreia do Norte come�aram a insinuar uma possibilidade de di�logo.

No entanto, at� o momento a maior parte da sua energia est� dedicada a rejeitar as condi��es pr�vias da outra parte.

Durante uma viagem a Seul, Pequim e T�quio no in�cio deste m�s, o secret�rio americano de Estado, John Kerry, afirmou que Pyongyang deve provar primeiro sua seriedade quando fala de controlar seu programa nuclear.

A Coreia do Norte respondeu pedindo que a ONU retirasse suas san��es e solicitando o fim de todos os futuros exerc�cios militares conjuntos de Estados Unidos e Coreia do Sul.

Fonte: portalangop.co.ao
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir