Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-04-2013

Enrico Letta recebe a tarefa de formar o novo governo da Itália
O número dois do Partido Democrático, Enrico Letta, de 46 anos, recebeu do presidente da Itália, Giorgio Napolitano, a missão de formar o novo governo do país, anunciou a presidência.
Enrico Letta recebe a tarefa de formar o novo governo da Itália
Foto: www.abola.pt

Letta, menino prodígio da política italiana, ex-democrata-cristão, deve contar com o apoio de todas as forças políticas para acabar com dois meses de paralisação política.

Em entrevista à imprensa pouco depois da designação, Letta afirmou que sua prioridade será enfrentar a emergência social e econômica de Itália, aprofundada pelas políticas de austeridade exigidas pela União Europeia.

"Pedirei à União Europeia que modifique a linha política de excessiva atenção à austeridade, porque não é suficiente", declarou.

Letta disse ainda que levará tempo para fazer suas consultas e voltará ao encontro do presidente da República, Napolitano, para dar sua resposta definitiva e apresentar o Executivo.

Letta, com uma longa carreira e experiência como europarlamentar, foi ministro três vezes e também subsecretário da presidência do governo de Romano Prodi (2006-2008).

"A Itália precisa de respostas imediatas", afirmoum antes de explicar que seu governo "não nascerá a qualquer preço".

De fato, Letta terá que negociar com as demais forças políticas para liderar um Executivo que possa executar as reformas que o país precisa.

"A situação é difícil e inédita", admitiu.

Letta disse à imprensa que entre suas prioridades figuram a de realizar uma reforma da Constituição que reduza o número de parlamentares e alterar a lei eleitoral, culpada pela ingovernabilidade.

"Se voltarmos às urnas, a mesma situação vai se repetir", advertiu.

Napolitano explicou que Letta representa as novas gerações, como exigiram os italianos na eleição do fim de fevereiro.

"Ele é jovem, inclusive muito jovem para o padrão italiano", disse Napolitano ao elogiar seu vasto currículo político.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir