Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-04-2013

Brasil recebeu mais de US$4 bi entre dias 15 e 22 passados-- BC
O fluxo cambial --entrada e sa�da de moeda estrangeira do pa�s-- reverteu o resultado negativo e passou a registrar super�vit em abril devido � forte entrada de divisas na semana passada pela conta comercial.
Brasil recebeu mais de US$4 bi entre dias 15 e 22 passados-- BC

Segundo dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira, o fluxo ficou positivo em 4,112 bilh�es de d�lares entre os dias 15 e 22 de abril, revertendo o d�ficit de 3,002 bilh�es de d�lares na semana entre 8 e 12 de abril e levando o acumulado do m�s para o saldo positivo de 1,110 bilh�o de d�lares.

O resultado de 15 a 22 veio do super�vit da conta comercial de 5,390 bilh�es de d�lares e do d�ficit de 1,277 bilh�o de d�lares da conta financeira --por onde passam os investimentos estrangeiros produtivos, em portf�lio, entre outros.

No acumulado do m�s, at� o dia 22, a conta comercial ficou positiva em 4,436 bilh�es de d�lares, enquanto a financeira ficou negativa em 3,326 bilh�es de d�lares.

Somente no dia 15 de abril, ainda segundo o BC, houve entrada l�quida de 3,278 bilh�es de d�lares, devido ao saldo positivo de 3,773 bilh�es de d�lares pela conta comercial. O d�lar, no entanto, n�o refletiu essa entrada e avan�ou quase 1,5 por cento, para 1,9975 real na venda nesse dia.

E o mesmo ocorreu nos dias seguintes, quando na maioria deles houve entrada de recursos externo sem que a moeda norte-americana perdesse for�a frente ao real.

Para analistas do mercado, uma explica��o poss�vel para esse movimento � que a forte avers�o ao risco causada por dados de crescimento abaixo das expectativas na China e o atentado na maratona de Boston tenha ofuscado a entrada no mercado � vista de c�mbio.

"O momento de avers�o a risco deve ter feito esse fluxo ser absorvido rapidamente, n�o refletindo na cota��o", afirmou o operador de c�mbio do Banco Daycoval, Luis Fernando G�nova.

BALAN�A COMERCIAL

Segundo dados do Minist�rio do Desenvolvimento, Ind�stria e Com�rcio Exterior (Mdic), a balan�a comercial brasileira registrou d�ficit de 2,271 bilh�es de d�lares na terceira semana de abril, no pior resultado semanal desde o in�cio da s�rie hist�rica, em 1998.

O chefe do Departamento Econ�mico do BC, Tulio Maciel lembrou que as contrata��es de c�mbio comercial n�o correspondem ao fluxo f�sico das exporta��es das estat�sticas do minist�rio, pois os embarques e desembarques acontecem em momentos distintos � opera��o de c�mbio.

"Contrata��es do c�mbio comercial foram relevantes... Esses s�o dados vol�teis, mas indicam melhora das exporta��es � frente. N�o � poss�vel especificar os setores, mas sazonalmente agora � um per�odo mais favor�vel para os embarques de produtos agropecu�rios", afirmou Maciel.

No ano, o fluxo cambial diminuiu consideravelmente o d�ficit, e agora est� em menos de 1 bilh�o de d�lares.

O BC informou ainda que, tamb�m at� o dia 22 de abril, os bancos tinham posi��o cambial vendida em 7,469 bilh�es de d�lares.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir