Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-04-2013

Roberto Carlos pede retirada de livro sobre os anos 60
Um livro sobre a constru��o da cultura no Brasil dos anos 60. A moda, os di�logos, a fam�lia, a influ�ncia dos artistas no desenho da nova adolesc�ncia. Seu t�tulo: Jovem Guarda: Moda, M�sica e Juventude.
Roberto Carlos pede retirada de livro sobre os anos 60

A autora: Ma�ra Zimmermann, historiadora e professora de moda que conseguiu publicar o que era originalmente sua tese de mestrado, feita com subs�dios da Fapesp. A contracapa traz um texto da cantora Wanderl�a: "Parab�ns, Ma�ra! Seu maravilhoso trabalho traz muitos elementos pertinentes da trajet�ria desse tempo t�o rico em contradi��es, transforma��es e encantamento".

Cinco dias depois do lan�amento, uma notifica��o emitida pelo advogado Marco Antonio Bezerra Campos, que representa Roberto Carlos, chegou a suas m�os. "Verificou-se que o referido livro relata a hist�ria da Jovem Guarda que, conforme a pr�pria apresenta��o do livro disp�e, foi ‘liderado por Roberto Carlos, Erasmo e Wanderl�a’". Segue: "Por conta disso � que o livro traz uma s�rie de situa��es que envolvem o notificante e traz detalhes sobre a trajet�ria de sua vida e de sua intimidade". Ao final, grifa: "Sendo assim, cumpre seja cessada a comercializa��o do referido livro, bem como ordenado o recolhimento dos exemplares � disposi��o, no prazo de 10 dias, sob pena das medidas judiciais cab�veis."

A obra de Ma�ra, enviada por ela � reportagem, n�o � uma biografia nem n�o cita detalhes da vida �ntima de seus principais personagens abordados: Roberto, Erasmo e Wanderl�a, que apresentavam o Programa Jovem Guarda, na TV Record, entre os anos de 1965 e 1967. Uma imagem do trio aparece caricaturizada na capa. "Meu foco � a constru��o da cultura nos anos de 1960. Fala da Jovem Guarda como movimento de transforma��o de costumes. N�o h� men��o � vida �ntima dos artistas."

Ontem, por telefone, o advogado de Roberto, Marco Campos, falou com a reportagem. Seu primeiro argumento foi de que o problema era a caricatura da capa do livro que mostrava o cantor, mesmo motivo publicado ontem pelo jornal Folha de S. Paulo. Mas o texto da notifica��o, al�m de citar a caricatura da capa como um problema, vai adiante ("traz detalhes sobre a trajet�ria de sua vida e de sua intimidade"). Campos passou a falar ent�o da necessidade de um pedido de autoriza��o para a publica��o, o que Ma�ra n�o teria feito. "O que causou a oposi��o de Roberto ao livro foi o fato de a autora n�o ter pedido autoriza��o para public�-lo. Mas ele (Roberto Carlos) n�o pediu a retirada do livro." Confrontado novamente com o texto da notifica��o assinada por ele mesmo ("seja ordenado o recolhimento dos exemplares � disposi��o, no prazo de dez dias, sob pena das medidas judiciais cab�veis"), Campos voltou a afirmar o contr�rio: "N�o vamos pedir a retirada."

Os advogados de Ma�ra e da editora Esta��o das Letras e Cores, respons�vel pela publica��o, responderam � notifica��o de Roberto Carlos com uma contranotifica��o: "A autora da obra tem o direito constitucional de informar a sociedade brasileira acerca dos fatos relacionados ao movimento cultural Jovem Guarda." O longo documento termina com a decis�o de n�o retirar os exemplares das lojas. "N�o havendo qualquer sinal de viola��o aos direitos � imagem, � honra ou mesmo � privacidade do senhor Roberto Carlos, n�o h� como se acolher os requerimentos formulados na notifica��o."

Fonte: www.correiodoestado.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir