Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-04-2013

Putin diz que Ocidente apoiou terroristas chechenos no passado
O presidente russo comentou o atentado em Boston durante programa de televis�o.
Putin diz que Ocidente apoiou terroristas chechenos no passado
Foto: noticias.terra.com.br

O presidente russo, Vladimir Putin, lamentou nesta quinta-feira, ao comentar o recente atentado de Boston (Estados Unidos) perpetrado por dois chechenos, que os pa�ses e ve�culos de imprensa ocidentais tenham apoiado no passado os terroristas do C�ucaso Norte.

Putin afirmou que por vezes "de forma direta e em outras indiretamente" os pa�ses ocidentais deram seu apoio informativo, financeiro e pol�tico aos radicais isl�micos do C�ucaso Norte. "Sempre me indignou quando nossos parceiros ocidentais, e tamb�m os ve�culos de comunica��o ocidentais, qualificavam como "rebeldes" e quase nunca como terroristas os nossos terroristas (do C�ucaso), que cometiam brutais, selvagens e sangrentos crimes por todo o pa�s", asseverou o l�der do Kremlin, em um programa de TV em que respondeu perguntas de cidad�os do pa�s.

O presidente russo manifestou sua esperan�a de que o atentado de Boston, que deixou tr�s mortos e mais de 170 feridos, aproxime as posturas da R�ssia e dos Estados Unidos na luta contra as amea�as comuns. "Simplesmente fa�o um apelo para que essa trag�dia nos aproxime para que nos enfrentemos juntos �s amea�as comuns, entre elas o terrorismo", ressaltou. "Se n�s realmente juntarmos os nossos esfor�os, n�o vamos permitir esses ataques e sofrer perdas desse tipo."

Putin apontou que frequentemente o discurso do Ocidente sobre a amea�a comum do terrorismo fica apenas em declara��es. "Sempre dissemos que n�o se deve se limitar a fazer declara��es, mas cooperar mais estreitamente. Agora, esses dois criminosos (os irm�os Tsarn�ev, acusados de atentar em Boston) demonstraram que nossa tese � correta", assinalou.

Ao mesmo tempo, o presidente russo criticou alguns pol�ticos americanos por sugerir que o suposto terrorista sobrevivente, Dzhokar Tsarnaev, devesse ser internado no centro de prisioneiros de Guant�namo (Cuba).

"A que desprop�sito chegamos? Alguns pol�ticos dos EUA, n�o seu governo, dizem que o criminoso que sobreviveu deveria ser declarado prisioneiro de guerra. Ficaram loucos. Como prisioneiro? Por acaso voltou a guerra civil entre o Norte e o Sul? Dizem tolices e loucuras", afirmou Putin.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir