Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-04-2013

Médicos suspendem atendimento em planos de saúde em vários estados
Paralisação acontece só nesta quinta (25) e não afeta emergência. Ato é protesto por melhores honorários nos planos de saúde.
Médicos suspendem atendimento em planos de saúde em vários estados
Foto: g1.globo.com

Médicos de pelo menos oito estados e do Distrito Federal vão suspender o atendimento a pacientes de planos de saúde nesta quinta-feira (25) em protesto contra as operadoras. O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou que as consultas que já estiverem agendadas serão remarcadas e os atendimentos de urgência e emergência nos prontos-socorros não serão afetados.

Nesta quarta, representantes dos médicos entregaram uma pauta com reivindicações à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regula os planos de saúde no país.

O protesto dos médicos contra os planos de saúde acontece pelo terceiro ano consecutivo. Entre as reclamações, a categoria pede honorários médicos "dignos", com reajustes que, segundo nota do CFM, são previstos por contrato.

Os médicos reclamam também do que eles chamam de "interferência no trabalho médico, no momento do diagnostico e da prescrição". Os planos de saúde, muitas vezes, não cobrem exames ou tratamentos recomendados pelos médicos, o que afeta a qualidade do serviço prestado.

Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Rondônia, São Paulo e Sergipe terão a suspensão dos atendimentos. Nos demais estados, a manifestação dos médicos será feita de outras maneiras – as entidades médicas do Acre, de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina ainda não tinham avisado ao CFM que medidas tomariam até as 8h30 desta quinta.

Rio Grande do Sul
O CFM informou na quarta-feira que haveria suspensão dos atendimentos no Rio Grande do Sul, mas a informação foi corrigida pelo sindicato local, que afirmou que o protesto se resumiria à "denúncia" de problemas enfrentados pelos médicos frente aos planos de saúde. A informação foi corrigida às 9h09.

São Paulo
Em São Paulo, dentistas e fisioterapeutas também aderiram ao protesto dos médicos e suspenderam os atendimentos. Desde as 7h, as categorias faziam panfletagem na Avenida Paulista para explicar os motivos da paralisação. Às 10h, os profissionais de saúde vão se encontrar em frente ao prédio da Gazeta. Durante o ato, 10 mil balões pretos serão soltos.

O Conselho Federal de Odontologia afirmou que não há uma manifestação prevista pelos dentistas em nível nacional. Já o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional não soube informar se haveria uma mobilização nacional da categoria.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir