Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-04-2013

Justiça do Equador ordena a prisão de primo do presidente Rafael Correa
Pedro Delgado é ex-chefe do Banco Central equatoriano. Ele usou título universitário falso para entrar na Incae Bussiness School.
Justiça do Equador ordena a prisão de primo do presidente Rafael Correa
Foto: g1.globo.com

Um tribunal penal da Corte Nacional de Justiça (CNJ) do Equador ordenou na quinta-feira (25) a prisão preventiva, com fins de investigação, de Pedro Delgado, ex-chefe do Banco Central e primo do presidente do país, Rafael Correa.

Além disso, o Ministério Público pediu o início dos trâmites de extradição de Delgado desde os Estados Unidos, onde ele vive desde que admitiu ter usado um título acadêmico falso.

Em 19 de dezembro, Delgado renunciou ao seu cargo no Banco Central e no órgão que administra bens de bancos que sofreram intervenção do Estado após admitir que há muitos anos usou um título universitário falso para ingressar na Incae Bussiness School, na Costa Rica.

Correa, por sua vez, retirou o apoio e a confiança que depositava em Delgado e, após o escândalo, o acusou de ter causado um "enorme prejuízo à revolução cidadã", como costuma chamar sua gestão.

Após a audiência desta quinta-feira, o procurador-geral do Estado, Galo Chiriboga, assegurou que a ordem de prisão preventiva emitida "favorece a possibilidade de extradição" de Delgado.

Chiriboga assinalou que pedirá à CNJ que tramite a extradição, mas o advogado de Delgado, Juan Carlos Carmigniani, rejeitou essa possibilidade por considerar que não existe uma sentença fixada definitivamente.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir