Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-04-2013

Falso suspeito de atentado em Boston encontrado morto
A Internet declarou Sunil Tripathi, de 22 anos, como um dos suspeitos do atentado de Boston. O jovem, desaparecido um m�s antes do incidente, foi agora encontrado morto.
Falso suspeito de atentado em Boston encontrado morto
Foto: jn.pt

Que nem tudo o que se v� online � verdade j� todos sabemos. Que os rumores e mentiras se espalham com relativa facilidade nas redes sociais tamb�m n�o � novidade... Mas n�o � todos os dias que a Internet nos d� uma prova t�o inequ�voca de que devemos ter cuidado com ela.

Sunil Tripathi, de 22 anos, estava desaparecido desde mar�o, facto que n�o impediu a Internet de o culpabilizar pelos atentados de Boston. Estudante de Filosofia em Brown, Sunil foi apontado por muitos como um dos envolvidos nas duas explos�es que tiraram a vida a tr�s pessoas e feriram quase duas centenas. Isto porque, quando o FBI decidiu mostrar imagens dos dois suspeitos, diversos internautas o confundiram com Dzhokhar Tsarnaev, o mais novo dos dois irm�os respons�veis pelas explos�es.

No meio de uma aut�ntica "ca�a ao homem" online, sem grandes regras ou preocupa��es, Sunil foi uma das v�timas do envolvimento fervoroso e precoce de espa�os como o Reddit e 4Chan nas investiga��es, envolvimento esse que deu azo a muita confus�o e tinha levado, nos dias anteriores, duas pessoas inocentes � capa do "New York Post", onde foram identificados como bombistas e assassinos.

Mais tarde, o Reddit pediu desculpas � fam�lia de Sunil por ter alimentado as especula��es, numa altura em que os mesmos procuravam pelo estudante, sem grandes resultados (esse desaparecimento foi, ali�s, encarado pela Internet como uma prova do seu envolvimento no atentado). Alguns meios de comunica��o social tamb�m decidiram investigar a hist�ria e a fam�lia passou a ser perseguida e assediada pelos media e pela Internet. "Est�vamos a ser torturados. Foi absolutamente horr�vel", garantia a m�e, ao New York Times.

No in�cio desta semana, por�m, um corpo foi encontrado nas �guas de um parque, em Providence. O cad�ver foi ontem, quinta-feira, identificado pela fam�lia, desconhecendo-se, ainda, as causas que levaram � morte de Sunil Tripathi (que tinha admitido, no entanto, estar deprimido, antes de desaparecer).

Fonte: jn.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir