Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-04-2013

"Valorizo cada minuto", diz jovem que buscou ar em freezer na boate Kiss
Tr�s meses ap�s trag�dia, Ingrid Goldani retoma a rotina em Santa Maria. Jovem buscou f�lego em freezer para se salvar na trag�dia que matou 241.

Foto: g1.globo.com

Com a gentileza que n�o se aprende em cursos, mas sim com as cicatrizes da vida, Ingrid Goldani divide a rotina entre a faculdade e o cuidado a pacientes, assim como ela foi por alguns dias. A estudante de enfermagem � uma das sobreviventes do inc�ndio da boate Kiss, em Santa Maria. Em meio � fuma�a, ela encontrou em um freezer do bar da casa noturna f�lego para sair do local com vida. Tr�s meses depois da trag�dia que matou 241 pessoas, a jovem vive intensamente cada dia.

"Tudo que d� para fazer, eu fa�o na hora. Nunca deixo para falar amanh� o quanto gosto de algu�m. Tento aproveitar cada minuto ao lado da pessoa, valorizo cada minuto", conta ao G1 Ingrid, que completou 21 anos em 8 de abril. Apesar do trauma, Ingrid considera-se mais otimista. Entre as li��es que aprendeu ap�s a trag�dia, a mais valiosa foi a de nunca postergar. "Se antes eu achava que sabia muita coisa, agora sei que n�o sabia nada. Temos que estar sempre dando valor, e � isso que quero passar para os meus filhos. Fam�lia � o que existe de mais importante".

Ingrid trabalhava atr�s de um balc�o quando o fogo come�ou em 27 de janeiro. Ao perceber que a fuma�a tomava conta do ambiente, abriu o freezer, puxou ar e pulou o m�vel para fugir do local. Caiu e foi ajudada por um conhecido que s� a identificou do lado de fora do pr�dio. J� em casa, a estudante sentiu-se mal e ficou uma semana internada no CTI de um hospital de Porto Alegre por problemas respirat�rios.


Tr�s meses depois do inc�ndio, Ingrid faz est�gio em um posto de sa�de de Santa Maria e j� pensa na possibilidade de sair do munic�pio para investir na carreira. Se antes trabalhava na casa noturna, agora a estudante v� a trag�dia como um refor�o na escolha do seu futuro.

"Quando entrei na faculdade, foi meio no escuro, n�o sabia direito se era isso. O que aconteceu s� confirmou. Mesmo na situa��o que eu estava no dia, eu quis dar minha parcela de ajuda na situa��o", revela, entusiasmada com o futuro. Casamento e filhos ficam em segundo plano, por enquanto.

De manh�, Ingrid tem dificuldade para acordar. � durante o sono que a jovem relaxa. "Todo mundo dizia que n�o conseguia dormir. Comigo � ao contr�rio. � noite entro nos sonhos e esque�o. No restante do tempo � imposs�vel n�o lembrar", conta. A estudante acredita que h� uma explica��o para o que aconteceu. "Sou esp�rita e busquei na religi�o respostas. Tudo j� estava escrito e aquelas pessoas cumpriram a sua miss�o", afirma.

O momento mais dif�cil do dia para a jovem � a aula. Alguns dos amigos que perdeu na boate eram colegas da faculdade. "Chego aos lugares e � imposs�vel n�o lembrar, pensar que estive ali com a pessoa, que ela gostava de fazer determinadas coisas", relembrou. Os perfis das v�timas que n�o foram apagados pelos parentes em redes sociais tamb�m refor�am a saudade. Quando a dor aperta, Ingrid gosta de escrever. "Costumo ir at� o Facebook e contar que sonhei com meu amigo. Agrade�o a ele por ter aparecido nos meus sonhos e digo que continuo lutando".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir