Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 27-04-2013

Jovem "descobre" alface e tomate aos 20 anos, muda a dieta e perde 23 kg
Aos 22 anos, Fernanda tem dieta saud�vel e est� no peso ideal: 57 kg. Alface e tomate eram desconhecidos no card�pio da mineira.
Jovem
Foto: g1.globo.com

A mineira Fernanda Karolina Lucas Vieira, de Tim�teo, teve uma adolesc�ncia de maus h�bitos alimentares, mas sem problemas com o excesso de peso.
At� os 20 anos de idade, a jovem nunca tinha comido alface e tomate e tinha uma dieta baseada em sandu�ches, coxinhas, refrigerantes e doces, estilo de vida que logo a fez chegar ao quadro de sobrepeso, com 80 kg na balan�a.
"Comia muito mal e era magra, pesava 53 kg, ent�o achava que podia continuar daquele jeito que nunca engordaria. Cheguei at� a participar de desfiles e concursos quando era adolescente", lembra a advogada, hoje com 22 anos.
Por�m, sem perceber, ela acabou ganhando peso e logo se viu em uma situa��o em que precisava mudar seus h�bitos. "Estava cheia de trabalhos da faculdade e n�o tinha tempo de comer direito, ent�o comecei a comprar coisas na rua e engordei", conta.
Depois de ouvir v�rios coment�rios em rela��o a seu peso, ela decidiu procurar um m�dico. "As pessoas diziam que eu era t�o bonita, perguntavam o que tinha acontecido e ficavam criticando", diz Fernanda. Ap�s a consulta, o endocrinologista decidiu ent�o receitar um rem�dio para a jovem, mas o efeito n�o foi o esperado. "Emagreci 10 kg com o rem�dio, mas engordei quando parei de tomar. Al�m disso, tive v�rios efeitos colaterais, como tontura e at� dificuldade para dormir", lembra.

Fernanda resolveu suspender o medicamento e, em janeiro de 2012, come�ou a investir na mudan�a na alimenta��o. "Entrei para um grupo semelhante ao Vigilantes do Peso, e faz�amos reuni�es orientando a quantidade de calorias que pod�amos consumir por dia", conta a mineira. Ela come�ou, ent�o, a evitar frituras e doces e passou a incluir na dieta salada, carnes, integrais, leite desnatado e outras op��es mais saud�veis.
"Antes, se eu tinha vontade de comer doce, fazia uma panela de brigadeiro e comia inteira. Hoje eu sei me controlar e compenso tudo. Por exemplo, se no fim de semana, eu como uma pizza, na segunda eu abuso da salada", explica. Seis meses depois, ela j� tinha perdido 17 kg dos 23 kg que perdeu ao todo. "Hoje continuo com a minha alimenta��o e mantenho meu peso ideal, que � 57 kg", diz.

Em rela��o � atividade f�sica, Fernanda conta que n�o tinha muito tempo por causa da faculdade e, depois, por causa dos estudos para passar na OAB. "Cheguei a fazer um m�s de muay thai, mas tive que parar para estudar. Depois que me formei, em mar�o de 2013, comecei a correr todos os dias � noite", diz a mineira. Ela lembra que, quando estava com 80 kg, sentia dificuldade para correr, mas ap�s emagrecer, foi percebendo que estava cada vez com mais f�lego. "Em menos de um m�s, j� deu para me acostumar. Hoje, consigo fazer uns 5 km por dia", conta.
A perda de peso fez Fernanda recuperar a vaidade que havia perdido. Acostumada a vestir roupas 36 ou P, ela teve que come�ar a procurar outros tamanhos. "Quando eu estava gordinha, n�o tinha �nimo para comprar roupa porque nada ficava bom, �s vezes nem o tamanho G servia. Ent�o eu n�o tinha vontade de sair, de me maquiar, nada", lembra. Hoje, com seus 57 kg, ela voltou a usar suas roupas de antes e teve que renovar todo o guarda-roupa.

"Tudo melhora. Hoje eu consigo dormir mais cedo, acordo cedo e estou mais disposta", avalia a advogada. Para ela, a dica principal � nunca desistir, mesmo em caso de deslizes na dieta. "Se um dia comer algo mais cal�rico, n�o precisa pensar que n�o adianta mais, tem que compensar", recomenda.
Fernanda diz que teve dificuldades para manter o peso, mas aprendeu a se controlar. "No fim de semana, eu como o que quiser, mas durante a semana, podem me oferecer o que for que eu vou recusar", afirma,

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir