Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2013

Corpo do ex-ministro Saulo Ramos vai ser enterrado em Brodowski, SP
Jurista e escritor tinha problemas card�acos e morreu no domingo (28). Senador Jos� Sarney deve participar da cerim�nia na tarde desta segunda.
Corpo do ex-ministro Saulo Ramos vai ser enterrado em Brodowski, SP
Foto: g1.globo.com

Vai ser enterrado no in�cio da tarde desta segunda-feira (29) em Brodowski (SP) o corpo do ex-ministro da Justi�a do governo Sarney (1985-1990), Saulo Ramos, morto na noite de domingo (28). O jurista e escritor de 83 anos estava com problemas card�acos e fazia hemodi�lise regularmente - recentemente, ele havia sido internado.

O vel�rio, que acontece desde a madrugada desta segunda-feira na C�mara Municipal de Brodowski - cidade natal de Ramos - deve contar com a presen�a do senador Jos� Sarney, conforme anunciado por sua assessoria de imprensa. O enterro est� marcado para as 14h no Cemit�rio Municipal.

As prefeituras de Brodowski e de Ribeir�o Preto (SP) decretaram luto oficial de tr�s dias ap�s a morte.

Saulo Ramos foi um dos fundadores da Academia Ribeir�o-pretana de Letras (ARL), da qual era membro honor�rio. A presidente da academia, Rosa Maria Britto Cosenza, classificou Ramos como o maior representante da literatura em Ribeir�o Preto e um dos maiores do Brasil. "� uma perda irrepar�vel. O doutor Saulo foi, com toda certeza, o maior literato de Ribeir�o. Literariamente, foi um dos maiores contribuintes para a nossa academia, al�m de ser um ser humano grandioso tamb�m", afirma Rosa.

O �ltimo trabalho de Ramos na ABL foi em 2012, quando ele escreveu o pref�cio da antologia comemorativa pelos 65 anos de funda��o da academia. O livro foi lan�ado em mar�o de 2013. "N�s estamos muito tristes por essa perda e iremos sempre lembrar de Saulo Ramos como algu�m que contribuiu imensamente para a literatura no pa�s", diz Rosa.

Al�m de jurista, Ramos foi escritor e professor nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Ele tamb�m fundou a Academia Santista de Letras. Em 2007, lan�ou o livro de mem�rias "O c�digo da vida", que conta sua trajet�ria de vida e fatos que marcaram a hist�ria do pa�s a partir de um caso judicial.

Luto
O governador de S�o Paulo, Geraldo Alckmin, lamentou a morte do jurista. Em nota, Alckmin disse: "� com tristeza que recebemos a not�cia do falecimento do ex-ministro da Justi�a Jos� Saulo Pereira Ramos. Jurista refinado e exemplar, teve participa��o fundamental no processo de restaura��o da democracia e do estado de direito no pa�s. Nossos sentimentos e ora��es � fam�lia".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir