Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-04-2013

Rainha Beatrix abdica e Willem-Alexander é o novo rei da Holanda
Ele e a mulher Máxima são o casal mais jovem das monarquias ocidentais. Beatrix, de 75 anos, encerra um reinado de 33 anos.
Rainha Beatrix abdica e Willem-Alexander é o novo rei da Holanda
Foto: g1.globo.com

A rainha Beatrix da Holanda abdicou ao trono nesta terça-feira (30) em favor de seu primogênito, Willem-Alexander, que se tornou o novo rei dos Países Baixos. A cerimônia aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã, capital da Holanda.

"Dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta função", disse Beatrix, de 75 anos, que voltou a ser princesa dos Países Baixos, em um breve discurso.

Visivelmente emocionada, Beatrix assinou a abdicação após 33 anos de reinado. Automaticamente, o príncipe Alexander passou a ser o rei da Holanda e sua mulher, Máxima, a rainha consorte. Eles são os primeiros herdeiros europeus que assumem o trono no século XXI.

"Willem-Alexander estará acima dos partidarismos e será sensível às necessidades atuais. Para isto precisa do apoio de seu povo", afirmou na segunda-feira (29) em um discurso Beatrix, que voltou a ser princesa da Holanda.

Willem-Alexander e Máxima estavam acompanhados de suas três filhas. A mais velha, Catalina-Amalia, de 9 anos, é agora princesa de Orange, herdeira do trono holandês.

Milhares de holandeses se aglomeram na praça em frente ao Palácio Real para se despedir da rainha Beatrix.

"Neste momento, a monarquia pode estimular o respeito à democracia e estimular a coesão eintegração social", destacou a agora princesa Beatrix.

"Na entronização, o rei jura a Constituição para proteger a liberdade. As leis democráticas são sancionadas pelo rei e ele estimula a sociedade e todos os seus grupos. O poder ou a ambição pessoal não podem dotar hoje de conteúdo a Monarquia, que só pode existir como serviço à comunidade", completou.

"Querida mãe. Hoje abdica após 33 anos no trono, aos quais te agradecemos por tudo que fez. Em nome da rainha, eu agradeço por todo o apoio prestado à coroa", disse o novo rei Willem-Alexander, de 46 anos, em tom solene, mas muito emocionado, ao saudar a multidão na varanda do Palácio.

Vestido de fraque e coberto com um manto real, o príncipe de 46 anos jurou "perante os povos do reino observar e respeitar sempre o Estatuto do Reino e a Constituição".

A praça Dam recebeu 25.000 pessoas, vestidas de laranja, como corresponde à Casa de Orange, segundo a polícia.

A festa de despedida da rainha começou na noite de segunda-feira (29). Milhares de convidados, entre eles membros das casas reais europeias, compareceram no baile de gala no renovado Rijksmuseum.

Tingida de laranja, em referência à dinastia dos Orange, Amsterdã estava pronta para as celebrações. A cidade previa que mais de um milhão de pessoas – vigiadas por cerca de 10 mil policiais – participassem do evento, com um custo de 11 milhões de euros.

A cerimônia oficial de coroação de Willem-Alexander será na medieval Nieuwe Kerk (Igreja Nova), que foi coberta de flores coloridas.

Nessa mesma Igreja, o primogênito da rainha se casou com Máxima Zorreguieta, de origem argentina, há pouco mais de 11 anos.

O novo rei deve jurar ante os povos do Reino "observar e respeitar sempre o Estatuto do Reino e a Constituição".

Depois do juramento, será oficialmente investido Rei pelo país e os Estados caribenho de

Aruba, Curaçao e Sint Maarten, antigas colônias da Holanda.
Como explicou a Casa de Orange, na Holanda um "novo rei não é coroado, mas investido".

Novo rei
Willem-Alexander se converte no primeiro rei da Holanda dos últimos 123 anos, formando o casal real mais jovem das monarquias ocidentais.

"Ele é um homem de uma nova geração completamente preparado para seu novo papel", disse Fred de Graaf, presidente do Senado da Holanda. "Tem uma grande experiência internacional", acrescentou.

Segundo pesquisa da rede de televisão "Nos", divulgada um dia antes da entronização, 69% dos holandeses acreditam que Willem-Alexander será um bom rei. Um ano atrás, a aprovação era de 59%.

O príncipe foi um dos primeiros a se casar por amor com uma jovem sem sangue azul, e que além disso não era holandesa, mas sul-americana.


Multidão espera para ver o novo rei da Holanda. (Foto: Kevin Coombs / Reuters)



Agora Princesa dos Países Baixos Beatrix (centro) acena para a população, ao lado do novo Rei da Holanda, seu filho Willem-Alexander, e sua esposa, a rainha Consorte Máxima (Foto: Reuters)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir