Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 30-04-2013

Havelange renuncia ao cargo de presidente de honra da Fifa
O ex-presidente da Fifa Jo�o Havelange, de 96 anos, renunciou ao cargo de presidente honor�rio da entidade, depois de uma investiga��o envolvendo a extinta empresa de marketing su��a ISL, que teria subornado dirigentes em troca da cess�o dos direitos de t
Havelange renuncia ao cargo de presidente de honra da Fifa
Foto: g1.globo.com

O presidente do comit� de �tica da Fifa, Hans-Joachim Eckert, disse em comunicado divulgado nesta ter�a-feira que a ren�ncia aconteceu no dia 18 de abril.
Com a divulga��o do relat�rio, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, considerou encerrado o caso ISL.

- Enfatizo em particular que, em suas conclus�es, o presidente Eckert afirma que "o caso ISL est� encerrado para o Comit� de �tica" e que mais nenhum procedimento relacionado � quest�o da ISL contra qualquer outro dirigente de futebol ser� justificado - afirmou.

- Tamb�m ressalto com satisfa��o que este relat�rio confirma que "a atua��o do presidente Blatter n�o pode ser classificada de nenhuma maneira como m� conduta em rela��o a qualquer norma �tica". N�o tenho d�vidas de que a FIFA, gra�as ao processo de reforma de governan�a proposto por mim, tem agora os mecanismos e meios para assegurar que uma quest�o como essa, que causou danos incont�veis � reputa��o de nossa institui��o, n�o aconte�a novamente.

Todos direitos reservados a Infoglobo Comunica��o e Participa��es S.A. Este material n�o pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribu�do sem autoriza��o.

O relat�rio do caso ISL afirma que "quantidades significativas de dinheiro foram canalizadas para Jo�o Havelange (ex-presidente da Fifa), Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF) e Nicol�s Leoz (ex-presidente da Conmebol), embora n�o haja ind�cios de que algum servi�o tenha sido oferecido em troca por eles". O comunicado acrescenta que "os pagamentos eram, aparentemente, feitos por meio de empresas de fachada, para encobrir os verdadeiros destinat�rios, e devem ser classificadas como comiss�es, conhecidas hoje como suborno".

Documentos da justi�a su��a informam que o total pago pela ISL a Havelange e Teixeira chegou a R$ 45 milh�es (21,9 milh�es de francos, em valores da �poca). Os pagamentos foram feitos entre 1992 e 2000.

O relat�rio divulgado pela Fifa ressalta que a conduta dos dirigentes n�o pode ser enquadrada criminalmente, levando-se em considera��o a legisla��o su��a vigente � �poca em que o montante foi pago. Ainda de acordo com o comunicado, Havelange, Teixeira e Leoz n�o poderiam, se hoje ainda fossem dirigentes da Fifa, sofrer puni��es baseadas no c�digo de �tica da entidade, j� que o comit� s� foi instalado em 2004.
Presidente da Fifa entre 1974 e 1998, o brasileiro j� tinha deixado seu cargo no Comit� Ol�mpico Internacional (COI) em dezembro de 2011, tamb�m por causa das investiga��es do caso ISL.

Todos direitos reservados a Infoglobo Comunica��o e Participa��es S.A. Este material n�o pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribu�do sem autoriza��o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir