Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-05-2013

Milhares protestam contra austeridade na Europa no Dia do Trabalho
Trens e balsas foram cancelados e funcion�rios de hospitais deixaram seu trabalho na Gr�cia nesta quarta-feira, quando milhares de pessoas devem realizar manifesta��es pela Espanha no Dia do Trabalho contra os fortes cortes de gastos do governo.
Milhares protestam contra austeridade na Europa no Dia do Trabalho

Separadamente, a pol�cia turca atirou �gua e g�s lacrimog�neo para dispersar multid�es que se reuniram em Istambul para uma manifesta��o.

Na Espanha, onde a taxa de desemprego atingiu o recorde de 27 por cento, os dois maiores sindicadores, CCOO e UGT, convocaram os trabalhadores para mais de 80 manifesta��es pelo pa�s.

Em uma coluna no jornal financeiro El Economista, o secret�rio-geral do CCOO, Ignacio Fernandez Toxo, criticou a "enorme irresponsabilidade" do governo de permitir que o desemprego alcancasse tal n�vel.

Candido Mendez, chefe do UGT, afirmou que ter mais de 6 milh�es de pessoas desempregadas significa que "nunca houve um 1� de maio com mais motivos para ir �s ruas".

Em Atenas, cerca de mil policiais foram convocados para lidar com qualquer viol�ncia durante manifesta��es e greves de sindicatos tanto do setor p�blico quanto privado.

Estes s�o os mais recentes movimentos em uma longa s�rie de greves e protestos no pa�s endividado que enfrenta o sexto ano de recess�o e a f�ria popular devido a cortes de sal�rios e gastos.

"Nossa mensagem hoje � muito clara: chega dessas pol�ticas que machucam as pessoas e tornam os pobres mais pobres", disse Ilias Iliopoulos, secret�rio-geral do sindicato do setor p�blico ADEDY.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir