Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-05-2013

Ingerir água em excesso pode matar, afirmam especialistas em MS
Médico afirma que exagero provoca perda de sódio, potássio e magnésio. Cardiologista explica que erva possui cafeína que acelera pressão arterial.
Ingerir água em excesso pode matar, afirmam especialistas em MS
Foto: g1.globo.com

Beber água é indispensável para uma vida saudável. Todo mundo sabe. Mas se a ingestão for de três a seis litros em um intervalo de uma a três horas, as consequências do excesso podem levar à morte, dependendo do peso, sexo e das características de cada organismo, segundo o responsável clínico pelo Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox/MS), médico Sandro Trindade Benites.

Na terça-feira (30), uma jovem de 21 anos morreu após passar mal durante uma competição que premia grupos que conseguem tomar a maior quantidade de tereré, bebida típica de Mato Grosso do Sul, feita com água gelada e erva-mate. Um estudante de 19 anos, que também participou do evento, foi internado na Santa Casa de Campo Grande, pois também se sentiu mal, mas seu estado de saúde é estável.

"Até a água pode ser tóxica se ingerida em grande quantidade em um curto espaço de tempo", disse o médico ao G1.

Segundo ele, o excesso de água no organismo, nestas condições, provoca a perda de sódio, potássio e magnésio, essenciais para o ser humano. "Esses minerais são diluídos dentro do sangue por osmose. O principal problema é a perda do sódio".

Com a eliminação desses minerais, a pessoa fica propensa ao vômito, convulsão e aumento da pressão intracraniana, que podem causar o rompimento de vasos sanguíneos e provocar um Acidente Vascular Cerebral (AVC). As náuseas foram sintomas sentidos pela jovem que morreu e pelo rapaz internado na Santa Casa.

Benites ainda explica que, em casos de ingestão excessiva de água, ir ao banheiro não resolve o problema porque todos os minerais filtrados pelo rim foram para a bexiga. "Eles [minerais] se diluem e são eliminados. Muita gente acredita que o problema é que o rim para de funcionar. O rim não tem nada a ver com isso, pois só filtra".

Ainda conforme o médico, o aumento da pressão intracraniana ocorre porque a água é levada por osmose para dentro do cérebro, onde a pressão arterial aumenta. "A água é excelente para todos, desde que com parcimônia".

Cafeína
Já a cardiologista Nara Alessandra Okamoto explica que o consumo de tereré, em excesso, também pode provocar aneurisma cerebral.

"O tereré possui cafeína que, em excesso, pode aumentar os níveis de pressão arterial e pode aumentar a frequência cardíaca e essas são duas condições que podem favorecer a ruptura de um aneurisma", afirma.

Evento
"A Maior Roda de Tereré do Mundo" é promovida pela emissora de rádio Blink 102 desde 2012, quando reuniu cerca de 50 mil participantes, segundo a empresa. Além da competição que premia o grupo que toma mais tereré durante o evento, vários shows musicais também são realizados.

Segundo o regulamento da competição, disponível no site da rádio, cada equipe ou roda deve levar suas próprias garrafas térmicas e guampa, copo usado para tomar o tereré, e bomba, objeto para sugar a bebida. Cada grupo recebe água gelada a gosto para encher a garrafa. No item 8 do regulamento, a organização do evento ressalta que "os participantes podem e devem ir ao banheiro quantas vezes desejarem e necessitarem."

Em 2013, o evento foi realizado na antiga estação ferroviária da cidade. O objetivo é promover o encontro de várias rodas em torno da tradicional bebida de Mato Grosso do Sul.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir