Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-05-2013

CRM vai investigar médico que fez autocirurgia em Jundiaí, SP
Cirurgião plástico não quis comentar o caso. Vídeo postado na internet já teve mais de 55 mil visualizações.
CRM vai investigar médico que fez autocirurgia em Jundiaí, SP
Foto: g1.globo.com

O Conselho Regional de Medicina (CRM) vai abrir uma sindicância para investigar o caso do cirurgião plástico de Jundiaí (SP) que fez uma autocirurgia.

O médico Luiz Américo Freitas Sobrinho, de 66 anos, fez em si mesmo uma abdominoplastia no abdômen inferior em setembro de 2012. Um vídeo da operação, publicado no Youtube, já teve mais de 55 mil visualizações

No vídeo, é possível ver que o médico faz todas as etapas do procedimento, desde a aplicação da anestesia local até a sutura, apesar de ter ajuda de outras pessoas durante a cirurgia.

De acordo com o CRM, o parecer número 103.167, de 2007, julga inapropriado qualquer tipo de ato médico em si, assim como pedido de exames para ele mesmo. As medidas variam entre a advertência até a cassação do registro profissional.

Para o CRM, uma autocirurgia só seria aceita em caso de "vida ou morte". Como, por exemplo, se o médico estivesse sozinho no meio do mato e se ferisse a ponto de precisar amputar um membro do corpo. O que não foi o caso do cirugião plástico de Jundiaí que, para o órgão, fez com motivação única da parte estética.

A equipe de reportagem do G1 tentou contato repetidas vezes com o médico, mas ele não foi encontrado para comentar o assunto. A secretária dele informou que, por orientação do Conselho de Medicina, o cirurgião não pode se manifestar a respeito do tema.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir