Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-05-2013

Facebook vai apagar os vídeos de decapitação
O facebook decidiu voltar atrás na sua decisão e vai apagar os vídeos de decapitação que se encontravam disponíveis. A decisão foi tomada esta quarta-feira.
Facebook vai apagar os vídeos de decapitação
Foto: visao.sapo.pt

Tinha ficado estipulado que os vídeos não iriam ser apagados porque "não violavam os termos", tal como foi afirmado pelo Facebook. No entanto, esta política será reavaliada e os conteúdos serão removidos.

As imagens eram explícitas e mostravam uma mulher a ser decapitada por indivíduos que, aparentemente, integravam um gangue mexicano. O vídeo foi publicado por um utilizador mexicano que estava online e partilhado por cinco mil utilizadores.
"Iremos remover os vídeos que foram denunciados enquanto reavaliamos a política quanto a este tipo de conteúdo", disse a rede social em comunicado à AFP.

Segundo a BBC, a mudança de atitude perante as políticas existentes ocorreu depois de um membro da comissão de segurança da rede social ter criticado a decisão do site.
O Instituto de Segurança On-line da Família dos Estados Unidos divulgou um comunicado que afirma que este tipo de material de violência explícita "passou dos limites".

O Facebook não retirou imediatamente o vídeo apesar de este estar a ser condenado pelo público em geral, através de comentários e partilhas depreciativas. Na ocasião, o Facebook disse que "da mesma forma que programas de televisão usam imagens inquietantes e mostram atrocidades, as pessoas podem compartilhar vídeos inquietantes no Facebook com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre ações ou causas".

Segundo os termos de direito e responsabilidades do Facebook, a rede social está autorizada a remover qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais de alguém. Os usuários estão proibidos ainda de publicar qualquer conteúdo que "contenha discursos de ódio, seja ameaçador ou pornográfico; incite violência; ou contenha nudez ou violência gráfica ou desnecessária".

Fonte: visao.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir