Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-05-2013

Coca-Cola promete combater obesidade
Medidas passam por privilegiar bebidas com menos calorias e pelo fim da publicidade para os mais novos.
Coca-Cola promete combater obesidade
Foto: www.publico.pt

Numa antecipa��o e adapta��o a um mercado com clientes cada vez mais cr�ticos e exigentes, a Coca-Cola anunciou que vai adoptar medidas em mais de 200 pa�ses com o objectivo de ajudar na luta contra a obesidade. Informa��o mais vis�vel sobre calorias e fim da publicidade dirigida a menores de 12 anos s�o algumas das propostas da multinacional.

As medidas, adianta o di�rio ingl�s Guardian, fazem parte da estrat�gia da empresa para melhorar a imagem junto dos consumidores, depois de cr�ticas relacionadas com a quantidade de a��car nas bebidas. A empresa sediada em Atlanta, EUA, tentar� passar a ideia de que o consumo de refrigerantes faz parte de uma vida saud�vel.

Pretende tamb�m acabar de forma mais generalizada com os an�ncios dirigidos a crian�as com menos de 12 anos � como come�ou por fazer ainda em 2009 no Reino Unido � e promover mais o consumo das bebidas com menos calorias. "Queremos ser parte da solu��o", explicou numa entrevista � CBS o presidente da empresa, Muhtar Kent.

Contudo, Kent n�o especificou como vai a Coca-Cola contribuir para a promo��o de estilos de vida saud�veis. "Todos sabemos que ingerir calorias � mais divertido do que gast�-las mas queremos que queimar calorias tamb�m tenha um pouco de divers�o", disse, acrescentando que pretendem fazer a diferen�a criando alertas mundiais sobre a "import�ncia de estilos de vida activos e saud�veis".

A Coca-Cola n�o adiantou datas espec�ficas para concretizar as iniciativas nem disse que percentagem pretende que as bebidas com menos calorias passem a representar nas vendas totais, escreve a Bloomberg. Mas no mercado dos Estados Unidos as bebidas com menos calorias passaram de um peso de 30% na d�cada de 1990 para mais de 40% agora. Tamb�m n�o foram avan�ados os valores que ser�o investidos nos programas delineados.

An�ncio hist�rico
Num comunicado, Muhtar Kent j� tinha descrito a obesidade como "um problema global", que est� a afectar fam�lias e comunidades um pouco por todo o mundo. A aposta nas novas medidas coincide com o 127.� anivers�rio da Coca-Cola e surge depois de um an�ncio lan�ado j� neste ano em que a empresa faz uma refer�ncia directa � obesidade � a primeira de sempre. Os an�ncios da Coca-Cola s�o um marco na hist�ria da publicidade, desde a representa��o do Pai Natal nos anos 1930 aos ursos polares que brindam com uma garrafa bem gelada.

A publicidade in�dita foi feita para o mercado dos Estados Unidos e alertava os consumidores para as calorias que poderiam ingerir em excesso, focando os refrigerantes com menos calorias dispon�veis. Chama-se "Coming Together" e tenta mostrar que a marca pode ser parte da solu��o para o problema que est� a preocupar os norte-americanos, em que dois ter�os da popula��o sofrem de obesidade e em que as bebidas a�ucaradas s�o a maior fonte de calorias.

"Entre mais de 650 bebidas, n�s agora oferecemos 180 op��es� com baixas ou nenhumas calorias", ouve-se no an�ncio que alerta que quando se consomem mais calorias do que as que se queimam o resultado s� pode ser um aumento de peso. A empresa fez tamb�m um outro an�ncio com o nome "Together for Good" com a mesma base. Algumas das embalagens tamb�m foram reformuladas e apresentadas com dimens�es mais pequenas.

A apresenta��o, diz tamb�m o Guardian, surge ap�s a divulga��o de um estudo desenvolvido ao longo de d�cadas, que contou com a participa��o de 33 mil norte-americanos e que mostrou que o consumo regular de refrigerantes ricos em a��car interfere directamente com os genes que contribuem para o ganho de peso, tendo por isso tamb�m efeitos em termos de hereditariedade.

A principal concorrente da Coca-Cola, a PepsiCo, lan�ou em 2007 um programa semelhante de incentivo ao exerc�cio f�sico e ao consumo de bebidas com menos calorias num grupo de pa�ses pr�-definido. As medidas passaram, por exemplo, por apoios a campos de f�rias e tamb�m por limites na publicidade para menores de 12 anos. A empresa n�o quis comentar o an�ncio da concorrente.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir