Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-05-2013

"Burocracia é como colesterol", diz Afif ao tomar posse
Afif Domingos (PSD-SP) vai comandar a pasta da micro e pequena empresa. Ele disse que Kassab lhe aconselhou a "confiar em Dilma".

Foto: g1.globo.com

O ministro da recém criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, afirmou nesta quinta-feira (9) em Brasília, durante cerimônia de posse no cargo, que "burocracia é como colesterol". Afif é o 39º ministro do governo e o primeiro do PSD.

"Burocracia é como colesterol, tem o bom e tem o ruim. O bom é o serviço publico exemplar, é aquele que lubirifica as artérias, permitindo o fluxo. O ruim é aquele que entope, atrapalha o desenvolvimento do país. É esse que vamos combater, a má burocracia", afirmou o novo ministro em seu discurso de posse.

Segundo prevê a lei que a criou, a nova pasta formulará políticas de apoio a microempresas e empresas de pequeno porte e de artesanato. Cuidará, por exemplo, de promover a qualificação, aumentar a competitividade e incentivar as exportações de bens e serviços.

A presidente Dilma Rousseff, que discursou logo depois de Afif, concordou com a avaliação que o novo ministro fez da burocracia. "De fato, tem a boa burocracia, que é a regulamentação correta que o Estado tem que fazer, mas há a péssima burocracia, que ao invés de dar suporte ou ajudar a desenvolver, entrava. Essa é uma questão que está no cerne da expansão da pequena e micro empresa. É necessário em todas as atividades desburocratizar o país", disse a presidente.

Afif afirmou que 80% das empresas do país são abertas sem alvarás ou licenças. Ele atribui essas falhas ao excesso de burocracia, que para o ministro "é o grande biombo da corrupção". Afif ainda disse que pretende criar na secretaria da microempresa uma estrutura "enxuta". "Ministério tem que ser pequenininho, modesto", afirmou.

O novo ministro ainda citou em seu discurso uma conversa que teve com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que o ex-prefeito de São Paulo lhe disse para "confiar em Dilma". "O Kassab, meu querido amigo e companheiro, sabe e sempre foi testemunha. Confie na presidente Dilma, ela é afirmativa, ela tem coragem. Ela tem coragem e coragem significa agir com o coração ", afirmou Afif.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir