Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-05-2013

Prédio de três andares desaba em Vila Velha, ES
Imóvel estava desocupado, a pedido da prefeitura, e ninguém se feriu. Indignados, moradores colocaram fogo em pneus na rua.
Prédio de três andares desaba em Vila Velha, ES
Foto: g1.globo.com

Um prédio de três andares desabou no início da noite desta quarta-feira (8), no bairro Santa Rita, em Vila Velha, na Grande Vitória. O imóvel estava desocupado há um ano a pedido da prefeitura, para obras de macrodrenagem, segundo os donos. Ninguém se feriu, mas os moradores ficaram indignados com a situação e colocaram fogo em pneus na rua. A Defesa Civil foi ao local e explicou que a área estava isolada, mas moradores retiraram o isolamento e colocaram fogo, o que contribuiu para o desabamento.

Outras casas da mesma rua, em Santa Rita, também foram desocupadas a pedido da prefeitura em fevereiro de 2012. Os moradores deixaram os imóveis para morar em residências alugadas pelo município.

O imóvel que desabou pertencia à família da manicure Andressa Medeiros. A mãe dela, que recebia aluguel dos moradores do prédio, perdeu a fonte de renda e passou a viver com Aluguel Social, pago pela prefeitura.
"No imóvel a gente tinha casas para aluguel e ponto de comércio, esse era o nosso sustento, construímos o prédio para isso e agora não temos mais nada. É muito triste ver algo que a gente lutou para construir, fruto do nosso trabalho, principalmente da parte da minha mãe. Agora quero saber o que vai acontecer", disse.

Andressa ainda reclamou que a família está sem receber o Aluguel Social há cinco meses, desde o início da nova administração da prefeitura. A Prefeitura de Vila Velha disse que as famílias que estiverem com problemas devem procurar a Secretaria de Promoção Social. A prefeitura ainda pediu que os moradores não entrem nas áreas isoladas.

Outras casas
De acordo com moradores, após a desocupação das casas, elas viraram moradia e esconderijo usuários de drogas, o que fez aumentar a violência na região. Um grupo, então, quebrou as paredes dos imóveis na tentativa de melhorar a situação.

A gerente Elaine Santana explicou que já teve a casa roubada. "Estavam se escondendo muitos usuários de drogas dentro das casas, acontecendo muitos assaltos no bairro. Da minha casa, roubaram até o portão chumbado no muro, materiais de construção, ferramentas, muita coisa. Então juntamos algumas pessoas e quebramos as paredes das casas, para que eles não se escondessem mais dentro", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir