Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-05-2013

Cadáveres eram expostos como "troféus", diz ex-agente da ditadura
Ex-servidor disse que exibições ocorreram durante gestão do coronel Ustra. Cadáveres eram expostos no DOI-Codi de SP; é a 1ª vez que há relato.
Cadáveres eram expostos como
Foto: g1.globo.com

O ex-servidor do DOI-Codi de São Paulo Marival Chagas Dias do Canto afirmou nesta sexta-feira (10) em depoimento à Comissão Nacional da Verdade, que, durante a gestão do ex-coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, cadáveres de militantes mortos em centros clandestinos de tortura eram exibidos como "troféus" a agentes do órgão.
Ustra foi o chefe do DOI-Codi, órgão de repressão política durante o regime militar, de 29 de setembro de 1970 e 23 de janeiro de 1974.

Marival foi analista do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna do II Exército em São Paulo (DOI-Codi/SP) de 1973 a 1975 e relatou que a exibição era como um "troféu" para o comandante do órgão na época, o coronel Brilhante Ustra.

"Pelo menos em duas ocasiões eu assisti a isso. Eu não quero me ater a fatos anteriores a minha chegada lá, que foi em 1973. Acredito que era praxe. As pessoas importantes que eram mortas nas mais variadas circunstâncias eram levadas para lá. As pessoas eram expostas à visitação pública no órgão como um troféu", disse em entrevista após o depoimento.

De acordo com o integrande da comissão, Claudio Fonteles, a informação de que cadáveres eram exibidos a agentes no DOI-Codi é nova. "Nenhuma outra testemunha havia dito isso ainda", afirmou Fonteles.
O ex-agente foi a primeira testemunha ouvida na audiência desta sexta-feira, que ocorre na sede da Comissão Nacional da Verdade, em Brasília. O coronel Brilhante Ustra também foi convocado, mas obteve na justiça o direito de ficar calado.

Durante o depoimento, Marival Chagas afirmou que viu dois corpos expostos para visitação interna no órgão, o casal de militantes Antonio Carlos Bicalho Lana e Sônia Maria Moraes Angel Jones. O episódio teria ocorrido, segundo disse, no final de 1973. "Esse casal foi trazido para o DOI depois de morto e exposto à visitação interna. Eu vi o casal morto e vi perfurações a bala bem direcionadas na cabeça, nos ouvidos", relatou.

De acordo com o ex-sargento, "o comando era permissivo em relação a esse tipo de atitude". "Suponho que essas pessoas eram trazidas para órgão por se tratar de pessoas importantes", afirmou Marival.

Ele afirmou ainda que o casal Lana e Sônia foi morto em um centro de tortura localizado na Serra do Mar. "Esse cárcere era de um proprietário de uma transportadora de São Paulo", declarou o ex-agente, sem detalhar a identidade dessa pessoa.

Outro militante cujo corpo também teria sido exposto dentro do comando foi Yoshitane Fujimori, de acordo com Marival Chagas.

O ex-agente negou que tenha torturado pessoas ou assistido a sessões de tortura, apesar de trabalhar dentro do comando. Ele circulava próximo ao local onde ficava as salas de tortura, segundo disse, mas nunca entrou em nenhuma delas.

Marival relatou que, na Escola Nacional de Informações – órgão criado em 1971 pela Agência Brasileira de Inteligência – os agentes tinham aulas teóricas de "como torturar, como usar o pau de arara, a cadeira do dragão". "Era comum também criar teatrinhos, criar histórias para justificar a morte de certas pessoas, como atropelamento".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir